terça-feira, 12 de julho de 2022

12 DE JULHO - LIONEL JOSPIN

EFEMÉRIDE - Lionel Jospin, político francês, nasceu em Meudon no dia 12 de Julho de 1937. Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França, pelo Partido Socialista (PS), entre 3 de Junho de 1997 e 6 de Maio de 2002. Em 22 de Março de 2005, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade de Portugal.

Membro do Partido Socialista, Lionel Jospin chegou em 1981 ao cargo de primeiro-secretário de sua agremiação política, substituindo o recém-empossado presidente François Mitterrand. Entre 1988 e 1992, foi ministro da Educação. Nesse período, foi também o número dois nos governos de Michel Rocard.

Após atravessar um período sem exercer cargos governativos, em 1994 anunciou a sua candidatura à presidência, frente a Jacques Chirac e na sequência de Jacques Delors ter abdicado de apresentar a sua própria candidatura. Jospin perdeu as eleições, mas conquistou 47,5% dos votos.

De derrotado nas presidenciais, Jospin passou a vencedor nas legislativas. Como na época o mandato presidencial tinha a duração de sete anos e as legislaturas duravam apenas cinco, Chirac decidiu dissolver a Assembleia Nacional e convocar eleições legislativas antecipadas após dois anos no poder. O presidente acreditava que, graças aos seus índices de aprovação, seria possível vencer a disputa e, dessa forma, garantir o domínio da direita no parlamento durante todo o seu período como chefe de Estado.

O resultado do pleito viria a frustrar os objectivos do presidente, sagrando como vencedora a coalizão oposicionista liderada por Jospin. Em consequência, o socialista assumiu o cargo de primeiro-ministro no dia 2 de Junho de 1997, no terceiro caso de coabitação da história republicana francesa.

O seu governo baseou-se numa aliança de diversos partidos progressistas baptizada de Esquerda Plural e composta pelo Partido Socialista, pelo Partido Comunista, pelos Verdes e pelo Partido Radical de Esquerda.

Em 2002, Jospin foi mais uma vez candidato à presidência da república, sendo tido na ocasião como o favorito para disputar o segundo turno contra Chirac, que se apresentava para a reeleição. As eleições foram marcadas pelo facto dos partidos que garantiam a base parlamentar do governo socialista terem lançado candidatos próprios à presidência, como Noël Mamère (Verdes), Robert Hue (PCF) e Christiane Taubira (PRG).

A dispersão de votos à esquerda e o surpreendente desempenho de Jean-Marie Le Pen, candidato do partido de extrema-direita Frente Nacional, relegaram Lionel Jospin para o terceiro lugar na primeira volta do escrutínio, excluindo-o da disputa. Decepcionado com tal insucesso eleitoral, Jospin anunciou a sua retirada do mundo da política logo após a apuração dos votos e a confirmação dos resultados.

Na ocasião, declarou: «Para além da demagogia da direita e da dispersão da esquerda que tornaram possível esta situação, eu assumo plenamente a responsabilidade deste fracasso e tiro dele as conclusões, retirando-me da vida política após o fim da eleição presidencial.».      

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...