quarta-feira, 6 de julho de 2022

6 DE JULHO - BRANDON DEWILDE

EFEMÉRIDE - André Brandon deWilde, actor norte-americano de origem holandesa, morreu em Denver, no Colorado, em 6 de Julho de 1972. Nascera em Brooklyn, Nova Iorque, no dia 9 de Abril de 1942. Imortalizado pela sua interpretação do menino Joey Starrett, no filme “Os Brutos Também Amam” (1953), de George Stevens.

Nascido de mãe actriz e pai director teatral, deWilde estreou-se de forma auspiciosa nos palcos - a peça “The Member of the Wedding” foi um retumbante sucesso, com 572 apresentações. Com apenas oito anos de idade, ele tornou-se o primeiro actor/criança a receber o conceituado Prémio Donaldson, na categoria de Melhor Estreante da Temporada 1949/1950. Repetiria o mesmo papel, quando o realizador Fred Zinnemann o convidou para a versão cinematográfica da peça “The Member of the Wedding”, em 1952.

George Stevens deu-lhe o papel da sua vida, o do pequeno Joey, no faroeste clássico “Os Brutos Também Amam”. A sua interpretação valeu-lhe uma nomeação para o Oscar de Melhor Actor coadjuvante. Passou a encarnar adolescentes em produções de prestígio, como “A Passagem da Noite” (1957), de James Neilson, ao lado de James Stewart e Audie Murphy, “O Anjo Violento” (1962), de John Frankenheimer, estrelado por Eva Marie Saint, e “O Indomado” (1963), de Martin Ritt, com Paul Newman.

Entre 1953 e 1954, teve a sua própria série na televisão, “Jamie”, cancelada por problemas contratuais, apesar das boas audiências. Voltou várias vezes ao teatro e, de certa forma cansado dos personagens repetitivos que o cinema lhe impunha, tentou construir uma carreira musical, começando a escrever canções, que apresentava anonimamente num bar de Los Angeles.

Despediu-se dos ecrãs, com a comédia “Wild in the Sky”, de 1972.

DeWilde casara-se em 1963 com Susan Margot Maw, mãe do seu único filho, Jesse. O matrimónio terminou em divórcio em 1970. Em 1972, uniu-se a Janice Gero, mas o casamento acabou de maneira trágica, apenas três meses depois. Na tarde de 6 de Julho daquele ano, deWilde seguia com o seu carro em direcção ao hospital de Denver, onde a sua esposa recuperava de uma cirurgia, quando colidiu violentamente com um camião. Gravemente ferido, faleceu poucas horas depois, aos trinta anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...