sexta-feira, 29 de julho de 2022

29 DE JULHO - RUI TAVARES

EFEMÉRIDE - Rui Miguel Marcelino Tavares Pereira, escritor, tradutor, historiador e político português, nasceu em Lisboa no dia 29 de Julho de 1972. Actualmente, desempenha as funções de deputado na Assembleia da República e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Apesar de ser natural de Lisboa, passou parte da sua infância numa aldeia do Ribatejo. Licenciou-se em História, variante de História da Arte, pela Universidade Nova de Lisboa, e doutorou-se em História, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.

É especialista em história e cultura do século XVIII.

Colabora com o jornal “Público”, a revista “Blitz” e é comentador residente no programa “O Outro Lado” na RTP3.

Foi um dos criadores do blogue “Barnabé” em conjunto com Daniel Oliveira, André Belo, Celso Martins e Pedro Aires Oliveira. Escreve actualmente no blogue pessoal ruitavares.net.

Foi eleito em 2009 deputado para o Parlamento Europeu como independente integrado na lista do Bloco de Esquerda.

Em 2011, abandonou a delegação do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu, acusando Francisco Louçã de promover uma «caça ao independente» e de ser incapaz de lidar com opiniões contrárias.

Em Junho de 2013, foi mandatado pelo Parlamento Europeu para apresentar um relatório sobre as preocupações constitucionais húngaras. O Relatório Tavares instou as autoridades húngaras a «implementar o mais rapidamente possível todas as medidas que a Comissão Europeia como guardiã dos tratados julgar necessárias para cumprir plenamente o direito da UE … as decisões do Tribunal Constitucional Húngaro… e as recomendações da Comissão de Veneza, do Conselho da Europa e de outros organismos internacionais …».

É um dos fundadores do partido político LIVRE.

Segundo um estudo realizado pela empresa de consultoria de comunicação Imago-Llorente & Cuenca, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, divulgado em Março de 2015, Rui Tavares é o político mais influente da rede social Twitter, em Portugal.

Nas eleições autárquicas de 2021 foi eleito vereador da Câmara Municipal de Lisboa pela coligação Mais Lisboa (PS/L), em representação do LIVRE, para o mandato 2021/2025, sendo vereador sem pelouros.

Nas eleições legislativas de 2022, foi eleito deputado único do LIVRE na XV Legislatura, pelo círculo eleitoral de Lisboa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...