quinta-feira, 28 de julho de 2022

28 DE JULHO - ANA BRITON E CUNHA

EFEMÉRIDE - Maria Ana Espírito Santo de Brito e Cunha, actriz portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 28 de Julho de 1975.

Em 1984, entrou numa produção escolar de “Annie” no Instituto Espanhol de Lisboa. Em 1991 e 1992, apareceu no espectáculo “Um Dia No Alentejo”, levado à cena no Teatro Tivoli, com Gonçalo e Mico da Câmara Pereira, a sua irmã Patrícia, Mafalda Veiga, entre outros. Entrou na novela “Na Paz dos Anjos de 1993”. Apareceu depois em “Trapos e Companhia” da TVI (1994).

Regressou à RTP onde entra em “Primeiro Amor” (1995). Entrou em “Cantar Portugal” no CCB. Em 1996, entra na série “Polícias” da RTP.

Produz e escreve peças de teatro, nas quais também tem participado, a 1ª em 1995, “Amigos do Palco I”, Tabata” e “Amigos do Palco II e III” em 1997 e 1998 respectivamente.

Tornou-se mais conhecida na qualidade de apresentadora do programa infantil “Jardim da Celeste”, papel pelo qual ainda é reconhecida entre os portugueses. Foi a cara portuguesa do canal cabo Viver Vivir durante o 1º ano de emissão.

Os seus papéis mais marcantes foram a cómica Rosa em Baía das Mulheres” e Bárbara Rodrigues em “Jura”.

Apareceu em “Sempre em pé” (stand up) aquando da estreia do programa.

Foi encenadora de “O Natal na Floresta”, de Rita Fernandes, no Pavilhão Atlântico, em 2004; “Salon”, de Rita Fernandes, T. Gymnasio; “Não Te Esqueças de Puxar o Autoclismo”, de Rita Fernandes (musical); e “Super-Mulher”.

Estreou-se em teatro de revista na peça HIP HOP’arque!”, no Teatro Maria Vitória, no Parque Mayer.

Durante a sua carreira, entre outras actividades, já fez 27 trabalhos para televisão, 8 filmes e 10 peças de teatro.

Casou-se no dia 21 de Maio de 2016 na Quinta do Peru, Azeitão, com Afonso Luís Fernando Soares Luz Coruche. Tiveram o seu primeiro filho em 26 de Maio de 2017.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...