segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

EFEMÉRIDE Ray Dolby, engenheiro norte-americano, inventor do sistema de redução de ruído conhecido como “Som Dolby”, nasceu em Portland, Oregon, no dia 18 de Janeiro de 1933. Cresceu em São Francisco na Califórnia.
É o fundador e presidente dos Laboratórios Dolby, uma das mais bem sucedidas empresas detentoras da tecnologia de redução de ruídos e compressão de sinais digitais empregados em áudio. As suas diversas tecnologias são extensamente utilizadas em equipamentos profissionais e amadores de áudio e vídeo.
Foi também co-inventor da gravação vídeo em fita magnética, quando trabalhou na “Ampex”, em Redwood City, na década que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. Estudante na Universidade de Stanford de 1953 a 1957, trabalhou na concepção dos primeiros protótipos de gravadores de vídeo. Em 1957 recebeu o diploma de “Bachelor of Science de Stanford” e prosseguiu os seus estudos na Universidade de Cambridge, onde se doutorou em Física (1961).
Trabalhou depois na Índia, como Conselheiro Técnico das Nações Unidas, até 1965, ano em que regressou a Inglaterra, fundando os Laboratórios Dolby. A patente do “Dolby Sound System" só foi registada em 1969.
Em 2004 o seu nome ficou a constar no “National Inventors' Hall of Fame”. Em 2008 a sua fortuna estava calculada em 2,9 biliões de dólares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...