terça-feira, 12 de janeiro de 2010

EFEMÉRIDESpiridon Louis, atleta grego, primeiro homem a vencer uma maratona nos Jogos Olímpicos da Era Moderna (Atenas, 1896), nasceu em Marousi, um subúrbio situado no norte de Atenas, em 12 de Janeiro de 1873. Morreu na capital grega no dia 26 de Março de 1940.
Era carregador de água e pastor de ovelhas e tornou-se um herói nacional, recebendo muitos presentes, desde jóias até à oferta de ter a barba feita por toda a vida pelos barbeiros da região.
Após a sua vitória, nunca mais correu e levou uma vida sossegada, primeiro como pequeno fazendeiro e depois como oficial de polícia. Teve também o monopólio do fornecimento de água à capital, a partir das fontes de Marousi.
Fez a sua última aparição pública em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, como convidado de honra dos organizadores. Ficou famosa a sua foto a entregar a Adolfo Hitler um ramo de oliveira trazido de Olímpia, o berço das Olimpíadas.
Spiridon morreu pouco tempo depois da invasão da Grécia pelos nazis e o seu nome foi dado desde então a inúmeras instalações e clubes do país, principalmente ao Complexo Desportivo de Atenas, onde se realizaram os Jogos Olímpicos de 2004. A rua situada em frente do complexo chama-se também Avenida Spiridon Louis.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...