sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

EFEMÉRIDETeresa Salgueiro, cantora portuguesa e ex-vocalista do grupo “Madredeus”, nasceu em Lisboa no dia 8 de Janeiro de 1969.
Pode dizer-se que a sua carreira se iniciou em 1986, quando dois dos fundadores do grupo (Rodrigo Leão e Gabriel Gomes) a descobriram a cantar com um grupo de amigos numa tasca do Bairro Alto, em Lisboa. Depois da primeira audição com Pedro Ayres Magalhães, outro dos fundadores dos Madredeus, Teresa Salgueiro passou a ser a voz e «a maior inspiração da música do grupo».
Teresa Salgueiro é uma soprano com vasta extensão vocal, tendo um talento inato para a música. A sua formação musical deu-se ao longo dos primeiros anos de vida dos Madredeus, cursando dois anos de aulas de canto. Os compromissos internacionais do grupo acabaram por a impedir de prosseguir com uma educação musical mais completa.
Em 2005 foi editada uma compilação de diversas participações e colaborações que fez com outros artistas. O trabalho, intitulado “Obrigado”, conta com canções cuja variedade de estilos mostram a versatilidade da cantora. Entre outras, este álbum traz canções que Teresa Salgueiro gravou com os Madredeus, com António Chainho, com o tenor catalão Carreras, com os cantores e compositores brasileiros Caetano Veloso e Zeca Baleiro, com a dupla portuguesa Mário Laginha e Maria João, etc..
Em 2007 os Madredeus decidiram fazer um ano sabático e os seus membros dedicaram-se a projectos individuais. Teresa lançou então o álbum “Você e eu”. Tratou-se do primeiro trabalho a solo de Teresa Salgueiro, com grandes canções da Música Popular Brasileira: de Pixinguinha a Dorival Caymmi, passando por António Carlos Jobim e Chico Buarque.
Teresa apresentou, no mesmo ano, o espectáculo “La Serena”, com temas cantados em várias línguas, acompanhada pelo “Lusitânia Ensemble” - um grupo de músicos, na sua maioria, da Orquestra Sinfónica Portuguesa. O concerto gerou o álbum “La Serena”, lançado em Portugal em 2007.
Ainda no mesmo ano Teresa Salgueiro foi convidada para participar no álbum “Silence, Night and Dreams” do compositor polaco Zbigniew Preisner. Neste álbum, ela teve uma participação de destaque, interpretando canções em inglês e em latim. Preisner, conhecido pela sua colaboração com o cinema polaco, confessaria mais tarde que compusera “Silence, Night & Dreams” pensando na voz «pura, limpa e sem vibrato» de Teresa Salgueiro.
No fim de 2007, o anúncio da saída de Teresa Salgueiro, Fernando Júdice e José Peixoto dos “Madredeus” apanhou de surpresa os fãs do grupo. Teresa Salgueiro afirmaria que a sua saída do grupo se ficava a dever unicamente aos inúmeros compromissos profissionais surgidos a partir dos seus dois trabalhos individuais lançados em 2007.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...