sexta-feira, 7 de outubro de 2011




EFEMÉRIDEHenrique Teixeira de Queirós de Barros, professor e político português, nasceu em Coimbra no dia 7 de Outubro de 1904. Morreu em 20 de Agosto de 2000.


Era filho do escritor e pedagogo João de Barros e irmão de Teresa de Barros Caetano, mulher de Marcello Caetano.


No final da década de 1930, esteve envolvido no projecto técnico da Colónia Agrícola de Santo Isidro de Pegões (1937/38).


Opositor desde jovem ao regime ditatorial do Estado Novo, filiou-se no Movimento de Unidade Democrática (MUD) em 1945.


Licenciado em Economia Agrária, desenvolveu uma intensa actividade como pedagogo e investigador, ensinando durante muito tempo no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.


Aderiu ao Partido Socialista (PS) em 1974 e, um ano depois, foi eleito Deputado à Assembleia Constituinte. O seu nome ficou assim indissoluvelmente ligado à Constituição Republicana de 1976.


Foi Ministro de Estado do I Governo Constitucional, após o 25 de Abril de 1974, contribuindo indiscutivelmente para a defesa do pluralismo e da liberdade.


Das suas acções mais relevantes, destacam-se a criação do Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo e a reestruturação da Comissão da Condição Feminina.


Salientou-se ainda como membro do Conselho de Estado (Junho 1974-Março 1975), Presidente do Conselho Nacional do Plano e Presidente eleito da Assembleia Constituinte (1975-1976).


Em 1981 desvinculou-se do PS e, a partir de 1985, colaborou com o Partido Renovador Democrático (PRD).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...