EFEMÉRIDE – José Rodrigues Maio, mais conhecido como o Cego do Maio ou Ti' Maio, herói, salva-vidas e pescador português do século XIX, nasceu na Póvoa do Varzim em 8 de Outubro de 1817. Morreu na mesma cidade no dia 13 de Novembro de 1884.
É a figura mais representativa da Póvoa do Varzim, sendo considerado o herói local. Quando da sua morte, as Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim e de Esposende exprimiram profundos votos de pesar.
Foi galardoado com a mais alta condecoração do Estado, o Colar de Cavaleiro da Ordem de Santiago da Torre e Espada, e com a Medalha de Ouro da Real Sociedade Humanitária do Porto, em virtude das vidas que salvou no mar bravo da Póvoa de Varzim. Estas distinções foram-lhe entregues pessoalmente pelo Rei D. Luís I. Tem um monumento em sua honra erigido na Póvoa do Varzim.
Contam as gentes da Póvoa que, quando o rei o condecorou, o Cego do Maio retribuiu a homenagem com um punhado de pequenas conchas, dizendo-lhe: «Tome lá ó Ti' Rei, uns beijinhos para as suas criancinhas brincarem!».
Sem comentários:
Enviar um comentário