domingo, 9 de outubro de 2011




EFEMÉRIDEJoe Rosenthal, fotógrafo norte-americano, nasceu em Washington no dia 9 de Outubro de 1911. Morreu em Movato, perto de São Francisco, em 20 de Agosto de 2006. Recebeu o Prémio Pulitzer pela sua famosa foto de seis fuzileiros a hastearem a bandeira americana, no monte Suribachi, na ilha japonesa de Iwo Jima, durante a Segunda Grande Guerra Mundial.


Os pais eram imigrantes judeus russos. Joe converteu-se ao catolicismo durante a juventude. O seu interesse pela fotografia começou como passatempo em São Francisco, na Califórnia, durante a Grande Depressão. Ele fora viver para esta cidade, juntamente com um irmão, ambos em busca de trabalho.


Tornou-se repórter-fotográfico no “San Francisco News ” em 1932. Diplomou-se na Universidade de São Francisco.


Rejeitado pelo exército como fotógrafo, em virtude de visão deficiente, Rosenthal entrou para a Associated Press e acompanhou os fuzileiros nas Operações do Pacifico durante a Segunda Guerra Mundial.


Após a guerra, ingressou no “San Francisco Chronicle”, para o qual trabalhou durante 35 anos. Reformou-se em 1981.


A sua famosa fotografia foi reproduzida em 3 milhões e meio de posters, 15 000 outdoors e 137 milhões de selos. Ela simbolizou para o povo americano o renascer da esperança numa vitória sobre o Japão, numa guerra que parecia perdida.


Saliente-se que Rosenthal não tinha quaisquer direitos de autor sobre a foto e não tirou dela quaisquer lucros.


Clint Eastwood realizou um filme sobre a batalha de Iwo Jima, baseando-se para o efeito no testemunho de Joe Rosenthal.


Foram editados selos com a reprodução da fotografia, pelo menos nos seguintes países: Antígua, Bélgica, Ilhas Maldivas, Ilhas Marshall, Nicarágua, Uganda e Estados Unidos da América.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...