terça-feira, 6 de dezembro de 2011




EFEMÉRIDE – António Augusto de Chaby Pinheiro, actor português, morreu no Algueirão em 6 de Dezembro de 1933. Nascera em Lisboa no dia 12 de Janeiro de 1873.


Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas não acabou o respectivo curso, trabalhando depois nos Correios e Telégrafos.


Iniciou a sua carreira de actor na companhia Rosas & Brasão, em Outubro de 1896, fazendo parte do elenco da peça “O Tio Milhões”, representada no Teatro Nacional D. Maria II.


Participou em grandes êxitos do teatro português, tendo trabalhado nos mais diversos géneros, incluindo a revista. Das peças em que entrou, destacam-se “A Maluquinha de Arroios” de André Brun, “Teresa Raquin” de Émile Zola e “A Casa de Bonecas” de Henrik Ibsen. Participou também nos filmes “O Leão da Estrela” (1925) e “Lisboa, Crónica Anedótica” (1930). Foi professor do Conservatório Nacional e Cavaleiro da Ordem de Santiago. Retirou-se da vida artística em 1931.


A sua actuação como actor era condicionada pelo facto de ser extremamente gordo. Destacou-se igualmente em actuações no Brasil.


Em 1926 assistiu à inauguração, no Sítio da Nazaré, de um teatro com o seu nome. As suas memórias foram publicadas postumamente em 1938.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...