quinta-feira, 15 de dezembro de 2011




EFEMÉRIDE João Tamagnini de Sousa Barbosa, oficial do exército português, engenheiro militar com distinção, ministro e presidente do conselho de ministros, morreu em 15 de Dezembro de 1948. Nascera em Macau no dia 30 de Dezembro 1883. Foi também, anos depois de abandonar a política, dirigente do Sport Lisboa e Benfica.


Ministro do Interior, das Colónias e das Finanças, entre Dezembro de 1917 e Dezembro de 1918, nos governos de Sidónio Pais e de João Canto e Castro, foi depois primeiro-ministro, de Dezembro de 1918 a Janeiro de 1919, após o assassinato de Sidónio Pais.


Foi eleito para presidente da assembleia-geral do Benfica nos anos 1946/1947, no terceiro período da vigência de Manuel da Conceição Afonso como presidente da direcção. Em virtude da demissão deste em Julho de 1946, passou para o cargo máximo do clube, tendo tomado posse em Janeiro de 1947. Manteria o lugar até ao dia do seu inesperado falecimento.


Tentou encontrar uma solução rápida para o clube voltar às vitórias futebolísticas e, para o conseguir, despediu o treinador Janus Biri, contratando primeiro Lippo Hertzca e depois Ted Smith. Não chegaria, no entanto, a ver os resultados desejados, mas a sua acção abriu caminho para quebrar o ciclo negativo do clube a nível nacional e igualmente para o levar à conquista do seu primeiro grande troféu do futebol europeu: a Taça Latina.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...