quinta-feira, 8 de dezembro de 2011




EFEMÉRIDEJosé Castelo Branco da Silva Vieira, negociante de arte, apresentador de televisão, cantor e figura do “jet-set” português, nasceu em Tete, Moçambique, no dia 8 de Dezembro de 1962.


Filho de um motorista da alta sociedade moçambicana, viveu até aos doze anos na cidade de Tete, no norte de Moçambique, então colónia portuguesa. Nessa altura mudou-se para Lisboa onde, mais tarde, começaria a trabalhar como manequim. Viveu em Santo António dos Cavaleiros e foi um conhecido drag queen da noite de Lisboa, na discoteca Trumps, utilizando o nome artístico de Tatiana Romanova. Aproximou-se, por essa época, da socialite Lili Caneças, que o lançou no jet-set português.


Em 1996, contraiu matrimónio com a multi-milionária americana Betty Grafstein. Vivem em Sintra e em Nova Iorque.


Tornou-se uma figura mediática bastante conhecida dos portugueses, através da participação no reality show Quinta das Celebridades”, juntamente com outros concorrentes, incluindo o actor brasileiro de telenovelas e filmes pornográficos Alexandre Frota, que o beijou em frente das câmaras no final do programa, quando Castelo Branco se sagrou vencedor.


Em 2003, foi detido no Aeroporto de Lisboa na sequência de um incidente na alfândega. Foi ilibado, pouco tempo depois, das acusações de tráfico de jóias e diamantes.


José Castelo Branco tornou-se famoso pelos seus modos exuberantes, extravagantes e polémicos. Teve o seu próprio programa na TVI, “Bon Chiq” (2005), com cenário de acordo com o seu gosto pessoal, e participou ainda noutro reality show do mesmo canal (“Primeira Companhia”, 2006). No mesmo ano, apareceu em novo reality show, “O Circo das Celebridades”. Durante os três reality shows em que participou, envolveu-se em brigas e conflitos com Alexandre Frota, Cinha Jardim, Pedro Ramos e Ramos, Sara Aleixo e Nuno Homem de Sá.


Em Outubro de 2006, foi acusado de desviar objectos de decoração e outros do Hotel Ritz em Lisboa, local onde morou durante três meses, período em que a sua casa de Sintra esteve em obras. Mais tarde, houve um desmentido público feito por José Castelo Branco e pelo Hotel Ritz. Tudo não teria passado de um equívoco.


Preparou-se entretanto para entrar no mundo musical, editando em 2008 o seu primeiro álbum, maioritariamente com canções em inglês, mas incluindo também algumas em português. Teve como produtor Luís Jardim, muito conhecido entre grandes estrelas musicais, como a cantora Cher e os Rolling Stones.


Já se apresentou em alguns shows em Nova Iorque. Foi a um programa da “Antena 3”, em Madrid, onde revelou factos até então desconhecidos da sua vida e anunciou para breve a publicação de «um livro para contar tudo». Com efeito, em Junho de 2010, foi lançada a sua biografia: “José Castelo Branco – Toda a Verdade”.


Em Abril de 2011, foi um dos concorrentes do reality showPerdidos na Tribo”. Este programa, que tinha como objectivo mostrar caras conhecidas dos portugueses junto de diversas tribos, onde deveriam adoptar as suas culturas, hábitos e comida durante três semanas, levou-o à Namíbia e à tribo Himba.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...