sexta-feira, 2 de dezembro de 2011




EFEMÉRIDENelly Kim Furtado, actriz, compositora e cantora luso-canadiana, filha de emigrantes portugueses de São Miguel, Açores, nasceu em Victoria, Canadá, no dia 2 de Dezembro de 1978.


Entre as suas canções mais bem-sucedidas, podem citar-se: o seu primeiro single, “I'm Like a Bird”, com o qual ganhou um Grammy, “Say It Right”, “All Good Things” e “Give It To Me”. Conseguiu colocar três singles, “Promiscuous”, “Say It Right” e “Give It to Me”, no top americano Billboard Hot 100.


Nelly fala inglês, português e espanhol. Além de canadiana, tem igualmente a nacionalidade portuguesa, mantendo assim uma relação muito próxima com Portugal.


Aprendeu a tocar trombone e guitarra, quando tinha nove anos de idade, e teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções aos treze anos. Nelly cantava com a mãe num coral, sobretudo na Festa Nacional de Portugal nos dias 10 de Junho, e fez parte de uma fanfarra de portugueses. Entre os seus ídolos contavam-se Caetano Veloso, Amália Rodrigues, Mariah Carey, U2 e Madonna.


Após os seus estudos na Mount Douglas Secondary School, mudou-se em 1996 para Toronto, cidade definida pela cantora como «…o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo». Depois de ter formado o duo Nelstar em 1997, cantou no clube nocturno Lee's Palace e assinou contrato com a DreamWorks Records em 1999.


Um dos seus singles mais bem sucedidos, “Força”, metade em português e metade em inglês, foi escrito para ser o Hino Oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que se realizou em Portugal. No dia 4 de Julho de 2004, interpretou a canção no Estádio da Luz em Lisboa na final do campeonato. Em 2005 passou para a editora Geffen Records, em virtude da DreamWorks Records ter fechado.


Em 2006 recusou a soma de 500 000 dólares para posar nua na revista “Playboy”. Em 2007 ganhou em Cannes o Prémio de Revelação Internacional NRJ Music e a Câmara Municipal de Victoria, na Colúmbia Britânica, decretou o dia 21 de Março de 2007 como o “Dia de Nelly Furtado”, em homenagem ao sucesso artístico conseguido pela cantora, nascida naquela cidade. Em 2009 lançou o álbum “Mi Plan”, cantado totalmente em espanhol.


Desde 2010, tem uma estrela no Canada's Walk of Fame. Nesse mesmo ano, participou juntamente com Bryan Adams, na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, interpretando “Bang The Drum”.


Em 2011, quando se soube que ela, bem como Beyoncé e Mariah, entre outras estrelas, tinham feito shows milionários para membros da família Kadafi, ela foi a primeira a declarar oficialmente que faria doação da soma: «Em 2007, recebi com efeito um milhão do clã Kadafi para cantar durante 45 minutos num show para convidados num hotel em Itália (...). Vou doar inteiramente essa soma».


Actuou na cidade de Lisboa em Setembro de 2011, no “Festival Delta Tejo”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...