quarta-feira, 21 de dezembro de 2011




EFEMÉRIDEPaco de Lucía, de seu verdadeiro nome Francisco Sánchez Gomes, guitarrista espanhol de flamenco, nasceu em Algeciras no dia 21 de Dezembro de 1947.


Em 2004, foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias e considerado «o mais universal dos artistas de flamenco, um músico que transcende fronteiras e estilos; um dos melhores embaixadores da cultura espanhola através do mundo». «Tudo o que se possa exprimir com as seis cordas de uma guitarra pode sair das suas mãos», acrescentou ainda o júri.


Em Algeciras, e de uma forma geral na maior parte da Andaluzia, é costume os rapazes adoptarem o nome da mãe, de forma a serem correctamente identificados, como por exemplo “Paco de (la) Carmenou “Paco de (la) María”. Por isso, o seu nome artístico foi adoptado em honra de sua mãe Luzia, de origem portuguesa, que por sua vez adaptara o nome para Lucía Gomes.


Foi com o pai e o irmão Ramón que aprendeu a tocar guitarra, desde os cinco anos de idade. Em 1958, com apenas onze anos, fez a sua primeira apresentação pública na Rádio Algeciras e, no ano seguinte, recebeu um prémio especial numa competição de flamenco em Jerez de la Frontera, acompanhado pelo seu irmão Pepe, num duo que se chamava Los chiquitos de Algecira. Como consequência desse êxito, entrou em 1961 para a Companhia de Dança de José Greco, com a qual realizou uma digressão pelos Estados Unidos. Entre 1968 e 1977 participou numa frutuosa colaboração com Camarón de la Isla, outro músico inovador do flamenco, com o qual gravou dez álbuns.


Adaptou e tocou vários temas do compositor espanhol Manuel de Falla. Em 1991, gravou o “Concierto de Aranjuez” de Joaquin Rodrigo, com a Orquestra de Cadaques. O autor, presente nas gravações, teria mesmo dito que «nunca ninguém tinha tocado a sua peça com tanta paixão e intensidade» como Paco de Lucía.


Já veio a Portugal por duas vezes. Em 1990 realizou concertos em diversas cidades, entre as quais Lisboa, Porto e Figueira da Foz. Em 2007 actuou no Campo Pequeno, em Lisboa, onde apresentou temas do álbum “Cositas Buenas”. Vive actualmente em Toledo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...