sábado, 5 de maio de 2012

EFEMÉRIDEAdele Laurie Blue Adkins, cantora e compositora britânica, nasceu em Tottenham, Londres, no dia 5 de Maio de 1988.
Começou a cantar aos quatro anos de idade, influenciada pelas Spice Girls. Aos 9 anos, Adele e a mãe mudaram-se para Brighton e, mais tarde, quando tinha onze, para Brixton e, depois ainda, para o vizinho distrito de West Norwood no sul de Londres. West Norwood foi, aliás, o tema para o primeiro single da cantora, intitulado “Hometown Glory”, escrito por ela mesma aos 16 anos. Entre os seus ídolos da juventude contam-se The Cure, Etta James, Peggy Lee e Beyoncé.
Em 2006, Adele atraiu a atenção da XL Recordings, com três gravações publicadas na Internet por um dos seus amigos, e acabou por assinar contrato com esta editora. O seu álbum “19” foi aclamado pela crítica, foi um sucesso de vendas e recebeu três discos de platina. O êxito nos Estados Unidos surgiu após uma sua apresentação no programa Saturday Night Live em 2008.
Foi a primeira cantora a receber o prémio Critics' Choice do BRIT Awards e foi nomeada Artista Revelação em 2008 pelos críticos da BBC. Em 2009, ganhou dois Grammy Awards de Artista Revelação e Melhor Vocal Pop Feminino e, em 2012, recebeu 6 Grammy Awards. Teve o reconhecimento mundial ao lançar o álbum “21” e ao dominar os Tops de sucesso nos Estados Unidos e Reino Unido, com o singleRolling In The Deep”. Em 2011, a revista “Billboard” nomeou-a Artista do Ano. Em 2012, foi colocada pela “VH1” na quinta posição da lista das 100 Grandes Mulheres da Música.
Adele lançou o seu segundo álbum em Janeiro de 2011 em Inglaterra e em Fevereiro nos Estados Unidos, também com grande sucesso.
Depois de uma aclamada performance ao vivo no BRIT Awards de 2011, a canção “Someone Like You” chegou ao primeiro lugar nos tops do Reino Unido, enquanto o respectivo álbum também ficou em número um. A Official Charts Company anunciou que Adele era a primeira artista a ter, ainda em vida, simultaneamente, uma canção e um álbum em primeiro lugar nos hits de Inglaterra, o que não acontecia desde os Beatles em 1964.
Em Outubro de 2011, a editora norte-americana Columbia Records anunciou que Adele teria de ser operada às cordas vocais e que deveria ficar em repouso durante um largo período. Foi lançado em Novembro, o DVD “Adele Live at The Royal Albert Hall”. Adele completa agora 24 anos, ainda com um longo e brilhante futuro à sua frente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...