quinta-feira, 31 de maio de 2012

EFEMÉRIDE Rainier III, Príncipe do Mónaco, de seu nome completo Rainier Louis Henri Maxence Bertrand Grimaldi, nasceu no Mónaco em 31 de Maio de 1923. Morreu, igualmente no Mónaco, no dia 6 de Abril de 2005, vítima de doença bronco pulmonar e de insuficiência renal e cardíaca. Esteve à frente dos destinos do Mónaco durante quase cinquenta e seis anos, o que fez dele um dos monarcas que durante mais tempo reinou durante o século XX.
Estudou na Summer Fields School, em St Leonards-on-Sea, Inglaterra, e mais tarde na Stowe School, uma prestigiada escola pública inglesa, em Buckinghamshire. Foi matriculado depois no Instituto Le Rosey, no Cantão de Vaud, na Suíça, antes de continuar os seus estudos na Universidade de Montpellier, em França, onde obteve o bacharelato das artes. Terminou os seus estudos, no Institut d'Études Politiques de Paris.
Em Maio de 1949, Rainier tornou-se Príncipe-soberano do Mónaco após a morte de Luís II.
Rainier III foi responsável por importantes reformas na Constituição do Mónaco e pelo desenvolvimento da economia do principado. Os lucros com os jogos de casino correspondem, actualmente, a três por cento da receita anual da nação. Quando Rainier ascendeu ao trono, em 1949, correspondiam a mais de noventa e cinco por cento.
Nos anos 1940/1950, viveu um romance de amor com a estrela de cinema francesa Gisèle Pascal. O casal separou-se após um médico ter declarado que a actriz era infértil. Ironicamente, ela mais tarde casou e teve uma filha.
Rainier casou-se em 1956 com a actriz norte-americana Grace Kelly, tendo três filhos. Após a morte de Grace em 1982, vítima de acidente de automóvel nas colinas de Mónaco, Rainier envolveu-se com uma prima distante, a princesa Ira von Fürstenberg, uma ex-actriz de cinema, designer de jóias, herdeira da Fiat e ex-cunhada da designer de moda Diane von Fürstenberg. Os dois eram descendentes da Casa de Zähringen.
Em 2002, foi assinado um novo Tratado Franco-Monegasco, que substituiu o de 1918 e reforçou a soberania do principado. Simultaneamente, foram estreitadas as relações privilegiadas entre os dois países vizinhos e amigos. Dois anos depois, o Mónaco tornou-se no 46º Estado membro do Conselho da Europa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...