quinta-feira, 10 de maio de 2012

EFEMÉRIDELinda Evangelista, supermodelo de nacionalidade canadiana, nasceu em Saint Catharines, Ontário, no dia 10 de Maio de 1965.
Aos doze anos de idade, já tinha decidido que queria ser modelo. Não demorou muito tempo para se iniciar a concretização do sonho desta jovem, pertencente a uma família operária de origem italiana e educada segundo a tradição católica. Em 1978, com apenas treze anos, participou num concurso de beleza para adolescentes, realizado em Niagara Falls. Apesar de não ter sido a vencedora, o concurso funcionou como catapulta para a carreira que ela ambicionava. Um agente que estava presente, à espreita de novos talentos, ficou fascinado com a sua beleza, onde se destacavam os olhos azuis-esverdeados, e contratou-a.
Mesmo assim, a sua ascensão não foi fácil e, só aos 18 anos, deixou a agência de manequins em Toronto, onde trabalhava, para ingressar nas fileiras da poderosa Elite, o que a levou a mudar-se para Nova Iorque. Como a carreira não progredia da forma pretendida, mudou-se para Paris à procura de melhor sorte. Linda teve, no entanto, de esperar três anos, desde a entrada na Elite, para dar outro salto significativo na carreira e assinar contrato com a conceituada revista de moda “Vogue”. A partir daí tudo correu a um ritmo alucinante, permitindo-lhe recuperar o tempo perdido. Apareceu nas capas de todas as revistas de moda internacionais e passou a integrar o grupo das supermodelos.
Ganhou também fama por mudar constantemente a cor dos cabelos, o que teria acontecido 17 vezes no espaço de quatro anos. Tal como algumas colegas das passerelles, também Evangelista apareceu em videoclipes de cantores famosos, tendo participado nos clipes “Freedom 90” e “Too Funky” de George Michael.
À semelhança de outras top models, também trabalha para angariar fundos destinados a acções de beneficência. A sua preferência vai para o apoio às pesquisas sobre a SIDA e o cancro da mama.
Ao longo da carreira, Linda Evangelista criou fortes laços de amizade com outras top models, tendo formado – com Naomi Campbell, Cindy Crawford, Christy Turlington, Claudia Schiffer e Kate Moss – o grupo conhecido como Super Six, as supermodelos dos anos 1990. Para além de muito solicitada para desfilar nas passerelles, Linda Evangelista apareceu em campanhas publicitárias das empresas American Express, Calvin Klein, Chanel, Versace, Ralph Lauren, Dior, Chloé, Hermès, Yves Saint-Laurent e Revlon, entre outras.
Linda Evangelista está actualmente afastada do mundo da moda, mas recebe ainda convites para desfilar em passarelles de famosas casas de alta-costura e para fazer capas de revistas da especialidade. Ela é agora sobretudo uma activista humanitária e declara-se distante da menina que disse um dia «não sair da cama por menos de 10 000 dólares». Em 2005, comentando a sua famosa declaração, disse: «Não suporto a forma como isso me persegue. Eu declarei isso há muito tempo e espero ser hoje uma pessoa diferente. Agora saio da cama por uma razão muito melhor. Faço parte de uma equipa que angaria milhões de dólares e alerta a consciência das pessoas para a SIDA».
No meio dos anos 1980, casou-se com Gérald Marie, presidente da Elite Europa. Em 1998 começou uma relação com o célebre guarda-redes da equipa de França de futebol Fabien Barthez.
O magazine “People”, nos anos 1990, consagrou-a como uma das 50 mais belas pessoas do mundo. Tem uma estrela na Alameda das Celebridades Canadianas em Toronto. Recebeu em 2009 o World Style Award.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...