sexta-feira, 4 de maio de 2012

EFEMÉRIDECarlos Monsiváis Aceves, escritor, ensaísta, jornalista, cenarista, actor e crítico de cinema mexicano, nasceu na cidade do México em 4 de Maio de 1938. Morreu na mesma cidade no dia 19 de Junho de 2010.
Foi um dos mais importantes escritores mexicanos contemporâneos e uma das vozes mais conhecidas da cultura hispânica dos nossos tempos. Participou na vida cultural em múltiplas iniciativas (revistas, mesas-redondas, programas de rádio e televisão, jornais, colóquios, museus, filmes, antologias…), que o tornaram célebre e fizeram dele um personagem essencial da cidade do México. O escritor Adolfo Castañón, no seu ensaio “Um homem chamado cidade”, considerou-o como «o último escritor público do México» na medida em que «não só todos os mexicanos o leram ou ouviram, mas também cada um pode reconhecê-lo na rua».
Desde muito novo, colaborou em suplementos culturais e nos jornais mais importantes do México. Fez os seus estudos na Faculdade de Filosofia e de Letras da Universidade Nacional Autónoma e também no Seminário Teológico Presbiteriano. A sua grande cultura, a sua curiosidade universal, a sua escrita eficaz e a sua capacidade de síntese permitiram-lhe dissecar os aspectos fundamentais da vida cultural e política mexicana.
Porque a maior parte da sua obra foi inserida em periódicos, é difícil fazer uma estimativa do seu volume. Se bem que tenha publicado numerosos livros (mais de cinquenta), a maior parte dos seus escritos nunca foram editados e só podem ser consultados em revistas, suplementos, semanários e outros tipos de publicações. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...