terça-feira, 15 de maio de 2012

EFEMÉRIDEJames Neville Mason, actor britânico, nasceu em Huddersfield no dia 15 de Maio de 1909. Morreu em Lausanne, em 27 de Julho de 1984, vítima de colapso cardíaco.
Foi aluno do Colégio Marborough, tendo-se licenciado em Arquitectura na Universidade de Cambridge, antes de se decidir pelos palcos. Estreou-se como actor teatral em 1931, na Old Vic Company, chamando a atenção do realizador americano Albert Parker que, em 1935, o viria a dirigir em “Late Extra”, o primeiro dos seus mais de 130 filmes.
Tornou-se rapidamente num astro de nível internacional e, em 1954, interpretou um dos seus melhores papéis em “Nasceu uma estrela”, contracenando com Judy Garland. Com este filme, obteve a sua primeira nomeação para os Oscars, tendo sido ainda nomeado mais duas vezes, em 1962 e 1982.
James Mason, que residiu na Inglaterra e nos Estados Unidos da América, mudou-se para a Suíça em 1982, morando com a esposa em Vevey, uma pequena cidade junto ao lago de Genebra.
É considerado um dos maiores actores britânicos e de Hollywood de todos os tempos, tendo interpretado filmes inesquecíveis como “O Prisioneiro de Zenda”, “Pandora”, “A Raposa do Deserto”, “Júlio César” e “20 000 léguas submarinas”.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...