sábado, 12 de maio de 2012

EFEMÉRIDEAlexei Andreievitch Tupolev, engenheiro projectista aeronáutico soviético, como o seu pai Andrei Tupolev, morreu no dia 12 de Maio de 2001. Nascera em 20 de Maio de 1925.
Quando terminou os seus estudos em 1942, mudou-se para Omsk, onde trabalhou pela primeira vez com o pai. O seu primeiro trabalho como projectista foi desenvolver uma ponta de cauda em madeira para a fuselagem do Tupolev Tu-2. Esta solução técnica foi utilizada para produção em série, em virtude da falta de materiais durante a Segunda Guerra Mundial.
Após o regresso a Moscovo em 1943 e a finalização dos seus estudos no Instituto de Aeronáutica desta cidade, integrou-se definitivamente no departamento de estudos em 1949. Durante este período, trabalhou sobretudo no desenvolvimento do Tupolev Tu-16, um bombardeiro de longo alcance. Após ter sido chefe de uma equipa de projectos durante a década de 1960, ocupou o cargo de projectista chefe depois do falecimento do pai em 1972.
Foi responsável, entre outros feitos, da concepção do primeiro avião comercial supersónico soviético, o Tupolev Tu-144, apelidado de forma irónica no ocidente como Concordsky, por causa da sua enorme semelhança com o Concorde franco-britânico. Também participou no desenvolvimento da nave espacial soviética Buran.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...