sexta-feira, 18 de maio de 2012

EFEMÉRIDEHélton da Silva Arruda, futebolista brasileiro que actua como guarda-redes, nasceu em São Gonçalo no dia 18 de Maio de 1978. Joga actualmente no F. C. do Porto.
Antes de iniciar a sua carreira pelo Vasco da Gama, Hélton tentou ingressar no Fluminense e no Flamengo. Apesar de passar nos testes, o seu ingresso acabou por não se concretizar, em virtude de dificuldades financeiras para participar nos treinos e por causa das graves consequências de uma queda, que o obrigaram a estar um ano parado para recuperação.
Jogou depois nas categorias juvenis do Vasco da Gama, até chegar à equipa principal em 2000. A sua promoção à equipa profissional aconteceu num momento complicado para o Vasco da Gama que, por problemas contratuais, ficou sem o guarda-redes titular, algumas semanas antes de iniciar a sua participação no primeiro Mundial de Clubes organizado pela FIFA. A comissão técnica vascaína deu um voto de confiança ao jovem Hélton, que foi então convocado para assumir a titularidade. Após alguns jogos amistosos, Hélton afirmou-se como uma opção segura para a disputa do Mundial de Clubes, onde iria defrontar equipas como o Manchester United e o Corinthians.
Dois anos depois, após boas actuações e a convocatória para as Olimpíadas de 2000 pela Selecção Brasileira, Hélton deixou o Vasco da Gama pelos mesmos motivos do seu antecessor – problemas contratuais. Não demorou muito para começar a receber propostas de outros clubes brasileiros, mas acabou por aceitar uma oferta de um clube português e, em 2002, transferiu-se para o União de Leiria.
Permaneceu em Leiria durante três temporadas, tendo recebido então uma proposta do F. C. do Porto que o fez mudar de cidade. Chegou em 2005 ao Porto e teve de discutir o estatuto de titular com Vítor Baía, sendo desde a época de 2006 o guarda-redes principal.
Pelo Vasco da Gama, conquistou, em 2000, o Campeonato Brasileiro, a Copa Mercosul e a Taça Guanabara. Em 2001, venceu a Taça Rio. Em representação do Porto, foi seis vezes Campeão Nacional, conquistou quatro Taças de Portugal, duas Super Taças de Portugal e a Liga Europa da UEFA na época 2010/2011. Pela Selecção Brasileira, ganhou o Torneio Pré-Olímpico 2000 e a Copa América 2007.
Hélton também é conhecido por ter uma forte ligação com o mundo da música, principalmente com o samba. Toca cavaquinho, violão e igualmente instrumentos de percussão. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...