EFEMÉRIDE – Geórgios Nicholas Papanicolaou, médico grego, pioneiro no estudo da citologia e na detecção precoce de cancro, nasceu em Kymi, Eubeia, no dia 13 de Maio de 1883. Morreu em Nova Jersey, em 19 de Fevereiro de 1962, vítima de doença coronária.
Foi o criador do chamado “Teste Papanicolau”, exame realizado para detectar precocemente tumores cancerosos na vagina e no colo do útero. Pelas suas contribuições para a ciência médica, foi laureado com o Prémio Lasker, em 1950.
Estudou na Universidade de Atenas, onde se licenciou em 1904. Seis anos depois, doutorou-se na Universidade de Munique na Alemanha. Em 1913, emigrou para os Estados Unidos indo trabalhar no Departamento de Patologia do Hospital de Nova Iorque e no Departamento de Anatomia da Escola de Medicina da Universidade de Cornell.
Quando de um colóquio em 1928, dissertou sobre o modo de diagnosticar o cancro no colo do útero. Em virtude de não se ter podido apoiar num número significativo de casos, o seu trabalho não foi apreciado no seu justo valor.
Juntamente com Herbert Frederik Traut, publicou em 1941 “Diagnostic Value of Vaginal Smears in Carcinoma of the Uterus” e em 1943 “The Diagnosis of Uterine Cancer by the Vaginal Smear”. O “Teste Papanicolau” conheceu então um grande desenvolvimento e passou a ser utilizado no mundo inteiro para a detecção e prevenção do cancro e de outras doenças citológicas do sistema reprodutor feminino.
Sem comentários:
Enviar um comentário