quarta-feira, 2 de maio de 2012

EFEMÉRIDETiago Cardoso Mendes, futebolista português actualmente a jogar no Atlético de Madrid, nasceu em Darque, Viana do Castelo, no dia 2 de Maio de 1981.
Fez parte da Selecção Portuguesa que conquistou o 4° lugar nos Mundiais de 2006, tendo sido igualmente convocado para os Mundiais de 2010 na África do Sul. Em Janeiro de 2011, decidiu abandonar oficialmente a Selecção, justificando a decisão numa carta enviada à Federação Portuguesa de Futebol, em que alegou motivos pessoais e a necessidade de dar oportunidade aos mais novos. Tiago terminou assim a sua carreira internacional, após 58 jogos ao serviço da equipa das quinas.
O pai, antigo futebolista, foi quem sempre o incentivou para trilhar os caminhos do futebol. Tiago integrou as escolinhas do Vianense, desde os 7 anos de idade. Já nos iniciados, o facto de ser muito franzino fez com que começasse a ser preterido em favor dos colegas mais velhos, pelo que o pai achou por bem que Tiago saísse do Vianense, já que a situação o estava a traumatizar. Assim, em 1995, deixou o futebol, para se dedicar ao andebol na equipa do bairro onde sempre viveu – os Capitães de Abril. No andebol foi guarda-redes, representou a selecção distrital e chegou a ser considerado o “jogador mais espectacular” num torneio internacional de praia. A prática desta modalidade durou apenas dois anos, tendo regressado ao futebol ao serviço do Âncora Praia, onde começou a jogar oficialmente um ano mais tarde.
Em 1999, despertou o interesse do Sporting de Braga, que lhe passou a pagar um subsídio de alimentação equivalente a cerca de 200 euros mensais. No seu segundo ano no escalão de juniores, saltou directamente para a equipa principal, sem passar pela recém-criada equipa B, quando o treinador Manuel Cajuda assistiu a um treino dos juniores e o catapultou para os seniores uma semana depois. Na época 1999/2000, ainda com idade de júnior, participou em 18 jogos da formação principal. Na época seguinte, alinhou em 27 partidas e tinha já o estatuto de “indiscutível”, quando o Benfica assegurou os seus serviços. Tiago é um médio defensivo muito versátil: defende, ataca e marca golos. Uma boa cultura táctica vem completar o perfil de um jogador que deixou marcas no Benfica, clube onde ganhou a sua primeira taça.
Tiago foi contratado depois pelo Chelsea por 4 épocas e o valor da transferência rendeu ao Benfica, por si só, o valor necessário para pagar os novos reforços do clube. Ganhou um título no clube inglês e, pouco mais de um ano depois, rumou a França, onde passou a jogar no Olympique Lyonnais. Foi duas vezes campeão pelo Lyon. Transferiu-se então para Itália, onde não foi muito feliz no Juventus. Foi emprestado aos espanhóis do Atlético de Madrid e era para este clube mesmo que se queria transferir, situação que acabou por ocorrer em Julho de 2011.
Do seu palmarés constam, entre outros troféus: uma Taça de Portugal pelo Benfica (2003/2004), um Campeonato Inglês pelo Chelsea (2004/2005) e dois títulos de Campeão de França pelo Lyon (2006 e 2008). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...