segunda-feira, 28 de maio de 2012

EFEMÉRIDEJoão Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, atleta brasileiro, ex-recordista mundial do triplo salto, nasceu em Pindamonhangaba no dia 28 de Maio de 1954. Morreu em São Paulo, em 29 de Maio de 1999. Tinha completado 45 anos na véspera.
Em 1973, bateu o recorde mundial de juniores do triplo salto, no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, com a marca de 14,75 m. Dois anos depois, nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, conquistou as medalhas de ouro no salto em comprimento, com a marca de 8,19 m, e no triplo salto, com a incrível marca de 17,89 m, batendo o recorde mundial que pertencia ao soviético Viktor Saneyev desde 1972.
Era o favorito para a medalha de ouro no triplo salto das Olimpíadas de Montreal em 1976 mas, com a marca de 16,90 m, foi superado pelo soviético Saneyev e pelo americano Butts.
Em 1979, nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico, tornou-se bicampeão, tanto do triplo como do comprimento.
Em 1980, nas Olimpíadas de Moscovo, era também favorito mas, de novo, ficou com a medalha de bronze, superado pelos soviéticos Uudmae e Saneyev. Os fiscais anularam três das suas 6 tentativas, facto que provocou muitas especulações.
Teve a sua carreira brutalmente interrompida em Dezembro de 1981, quando sofreu um acidente de automóvel. A perna direita teve que ser amputada e o seu desempenho atlético ficou definitivamente comprometido.
Após a recuperação, formou-se em Educação Física e, em 1986, entrou na vida política, sendo eleito deputado estadual em São Paulo, pelo Partido da Frente Liberal (reeleito em 1990). Morreu em 1999, devido a cirrose hepática e infecção generalizada. Era um homem solitário e cheio de dívidas. Foi homenageado pelos compositores Aldir Blanc e João Bosco com a canção “João do Pulo”.
O seu recorde mundial só foi batido quase dez anos depois (1985), pelo americano Willie Banks com 17,90 m. Os seus recordes brasileiro e sul-americano seriam batidos vinte e dois anos depois (2007) por Jadel Gregório com 17,90 m.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...