quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

17 DE JANEIRO - VIDAL SASSOON

EFEMÉRIDEVidal Sassoon, famoso cabeleireiro inglês de origem judaica, nasceu em Londres no dia 17 de Janeiro de 1928. Morreu em Los Angeles, em 9 de Maio de 2012, após uma longa luta contra a leucemia.
Viveu sete anos num orfanato, depois do pai ter abandonado a família. Deixou a escola aos catorze anos para ir trabalhar, inclusivamente num pequeno salão de cabeleireiro. Participou na guerra de 1948 pela fundação do Estado de Israel.
O seu primeiro salão foi aberto na cidade de Londres em 1954 e, em 1973, lançou a sua gama de cosméticos. Já instalado nos Estados Unidos, lançou igualmente uma cadeia internacional de salões de cabeleireiro. Em 1985, Andy Warhol pousou para uma campanha publicitária da sua laca.
Notabilizou-se por ter criado uma forma de penteado baseada na escola de design Bauhaus e cortes de cabelo baseados em formas geométricas. É considerado por alguns como o «fundador dos penteados modernos» e «um dos símbolos da liberdade e da boa saúde da mulher». 
Mary Quant, costureira célebre por ser uma das instigadoras do uso de mini saias, tornou-o conhecido em Inglaterra, ao adoptar um dos seus cortes de cabelo e penteado. Atingiu o cume da sua carreira nos anos 1960. Em 1968, no filme de Roman Polanski Rosemary's Baby”, o corte de cabelo da actriz Mia Farrow foi realizado por Vidal Sassoon. A película “Répulsion” de 1966, com Catherine Deneuve, foi filmada na sua boutique. Em 1969, a actriz britânica Glenda Jackson requereu os seus serviços para imaginar um corte de cabelo para o filme “Love”.
Vencedor de vários prémios, foi presidente da Multinacional Vidal Sassoon, da Fundação Vidal Sassoon e do Centro Vidal Sassoon para o Estudo do Anti-Semitismo na Universidade de Jerusalém. Foi casado quatro vezes e teve quatro filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...