segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

14 DE JANEIRO - BATALHA DAS LINHAS DE ELVAS

EFEMÉRIDEA Batalha das Linhas de Elvas foi travada em 14 de Janeiro de 1659, em Elvas, entre portugueses e espanhóis.
No fim do ano anterior, o exército espanhol, comandado por D. Luís de Haro, acampou na fronteira do Caia, com 14 000 homens de infantaria, 5 000 de cavalaria, 19 canhões e 3 morteiros de artilharia. Decorreram vários dias de preparativos, quer do lado espanhol para o cerco de Elvas, quer por parte dos portugueses para defenderem a cidade. D. Luís de Haro distribuiu as suas tropas ao longo de entrincheiramentos, cercando a praça e dando ordem para que fosse exercida apertada vigilância, a fim de impedir que Elvas recebesse mantimentos ou qualquer outra espécie de auxílio vindo do exterior, de tal modo que só a chegada de um verdadeiro exército poderia evitar, mais tarde ou mais cedo, a capitulação da praça.
A rainha D. Luísa chamou D. António Luís de Meneses, conde de Cantanhede, para lhe entregar o Comando Geral das tropas portuguesas no Alentejo e fez transferir, para o mesmo teatro de operações, D. Sancho Manuel, que foi assumir as funções de Mestre de Campo General. As tropas espanholas, instaladas nas duas colinas mais próximas, começaram a bombardear a praça de Elvas, causando pânico e grandes baixas na população. Mas o maior perigo era a peste, que causava cerca de 300 mortes por dia.
Mediante tal situação, o conde de Cantanhede reuniu em Estremoz um exército, a fim de socorrer aquela praça do cerco espanhol. Apesar de grandes dificuldades, conseguira juntar oito mil infantes e dois mil e novecentos cavaleiros, apoiados por sete canhões. Tendo ficado acordado, entre o conde de Cantanhede e D. Sancho Manuel, que o ataque às linhas de Elvas se faria pelo sítio conhecido por Murtais, o exército português saiu de Estremoz e marchou sobre a praça cercada.
No dia 14 de Janeiro, cerca das oito e quinze da manhã, os portugueses desencadearam o ataque como estava previsto. Manteve-se indecisa a vitória durante algum tempo, pois ao ataque português responderam os espanhóis com vigorosa defesa. A certa altura, porém, as tropas do conde de Cantanhede conseguiram romper irremediavelmente as linhas de trincheiras dos espanhóis, que começaram por ceder terreno e não tardaram em debandar.
As perdas sofridas pelas tropas de Filipe IV de Espanha, nas linhas de Elvas, foram enormes. Dos dezanove mil homens comandados por D. Luís de Haro, apenas cerca de cinco mil e trezentos conseguiram alcançar Badajoz. Nesta batalha, distinguiu-se o conde de Cantanhede, que recebeu do rei, entre outras honrarias, o título de marquês de Marialva, em Junho de 1661.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...