quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

24 DE JANEIRO - NEIL DIAMOND

EFEMÉRIDENeil Leslie Diamond, autor, compositor e cantor norte-americano de origem judaica, nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, no dia 24 de Janeiro de 1941. Compôs inúmeras canções de sucesso nos anos 1960/70/ 80 e, ainda hoje, tem uma multidão de fãs.
Estudou com Barbra Streisand na Escola Secundaria Abraham Lincoln, chegando a cantar com ela no coro escolar. Aprendeu a tocar guitarra, depois de ter sido presenteado com uma, quando fez dezasseis anos.
Diamond começou cedo a sua carreira de compositor. O seu primeiro sucesso aconteceu em Novembro de 1965, com a canção “Sunday and Me”, a que se seguiram “I’m a Believer", “A Little Bit Me, A Little Bit You”, “Look Out (Here Comes Tomorrow)”, “Love to Love” e muitas outras. Em 1973, compôs a banda sonora do filme “Fernão Capelo Gaivota”.
De 1976 a 1982, actuou em casinos de Las Vegas. O seu reportório foi enriquecido com colaborações de Gilbert Bécaud, David Foster, Michel Legrand e Stevie Wonder, entre outros.
Ganhou diversos discos de ouro e de platina, tendo também recebido vários Grammys. Actuou no filme “The Jazz Singer”, com Sir Lawrence Olivier (1980).
Mais recentemente, lançou em 2008 o CD “Home Before Dark”; em 2010, editou o álbum “Dreams” com êxitos antigos; fez uma tournée a vários países entre Março e Julho de 2011 e outra de Junho a Setembro de 2012 no interior dos Estados Unidos. Canções de sua autoria foram interpretadas por cantores célebres, como Elvis Presley, Frank Sinatra, Johnny Mathis, Serge Lama e Joe Dassin. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...