terça-feira, 29 de janeiro de 2013

29 DE JANEIRO - SACHA DISTEL

EFEMÉRIDESacha-Alexandre Distel, guitarrista, compositor e cantor francês de origem russa, nasceu em Paris no dia 29 de Janeiro de 1933. Morreu em Rayol-Canadel-sur-Mer, em 22 de Julho de 2004.
Começou como guitarrista de jazz aos dezasseis anos, actuando em bares no bairro de Saint-Germain-des-Prés em Paris. Graças ao seu tio Ray Ventura e a Henri Salvador, foi desenvolvendo o gosto pela música. Ray enviou-o mesmo para Nova Iorque, quando ele tinha 19 anos, para que aprendesse inglês e se ambientasse ao mundo do jazz.  
Sacha sempre gostou de estar em cena. A solo, com ou sem guitarra, em grupos, com grandes orquestras ou em comédias musicais, sentia-se como peixe na água ao subir a um palco para enfrentar o público. Enveredou pela carreira de cantor a partir de 1958, tendo trabalhado com Dizzy Gillespie e Tony Bennett, que tornou popular em todo mundo a versão americana de uma canção de sua autoria (“La Belle Vie”).
Os anos 1960 foram os de maior popularidade para Distel, que teve o seu próprio programa de variedades na televisão francesa e um romance com a actriz Brigitte Bardot, bastante explorado sobretudo pela imprensa cor-de-rosa. Casou-se em 1963 com a esquiadora Francine Bréaud, com quem teve dois filhos.
Em 1980, foi recebido no Palácio de Buckingham, como principal artista de um show em homenagem aos oitenta anos da Rainha-mãe de Inglaterra. Em 2001, desempenhou o papel principal na comédia musical “Chicago em Londres”. Nos seus mais de cinquenta anos de carreira, gravou para cima de cem discos, protagonizou oito filmes e fez dezenas de shows televisionados.
Morreu aos 71 anos, vítima das sequelas de um cancro na pele. Está sepultado na cripta familiar da propriedade dos seus sogros em Rayol-Canadel. Com Henri Salvador, ele é um dos dois únicos cantores de variedades franceses a figurarem no “Dicionário do Jazz”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...