quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

EFEMÉRIDEJoão Rodrigues Cabrilho, também conhecido como Juan Rodríguez Cabrillo, navegador e explorador português do século XVI, morreu no sul do actual estado da Califórnia em 3 de Janeiro de 1543, vítima de gangrena. O seu corpo foi queimado. Nascera em Cabril, Montalegre, no ano de 1499.
Ao serviço da coroa espanhola, efectuou importantes explorações, marítimas no oceano Pacífico e terrestres na América do Norte, participando na conquista da capital asteca de Tenochtitlan, juntamente com o conquistador espanhol Hernán Cortés (1521). Participou também, entre 1523 e 1535, com Pedro de Alvarado e mais 300 europeus, na conquista dos territórios que compreendem hoje as Honduras, a Guatemala e São Salvador, ajudando a fundar Oaxaca (um dos 31 Estados do México).
Em Junho de 1542, sempre ao serviço de Espanha, partiu de Navidad (actual Acapulco), na costa oeste do México, navegando para norte. Três meses depois, alcançou a Baía de São Diego, tornando-se o primeiro europeu a desembarcar no que é actualmente o estado da Califórnia.
A nacionalidade portuguesa não oferece dúvidas, pois é o próprio cronista e chefe das Índias Espanholas, D. António Herrera y Tordesillas, que o confirma na sua “Historia general de los hechos de los castellanos en las islas y tierra firme del mar oceano”, ao narrar que D. António de Mendonça cedeu os navios “São Salvador” e “Victoria” para que fosse prosseguida a exploração costeira da Nova Espanha, «nomeando para capitão deles Juan Rodriguez Cabrillo, português, pessoa com muita prática das coisas do mar». Alguns biógrafos e historiadores, nomeadamente Harry Kelsey em 1986, afirmaram que Cabrilho teria nascido em Sevilha em data incerta. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...