terça-feira, 1 de janeiro de 2013

EFEMÉRIDEAfonso Macacho Marceta Dhlakama, presidente da RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana), o principal partido político da oposição em Moçambique, nasceu em Mangunde no dia 1 de Janeiro de 1953.
Após a morte de André Matsangaíssa, assumiu a liderança da então guerrilha RENAMO, no auge da guerra civil moçambicana que se seguiu à independência. Em Outubro de 1992, assinou em Roma, com Joaquim Chissano (na altura Presidente de Moçambique), o Acordo Geral de Paz, que pôs fim a uma guerra civil que durava há cerca de 16 anos e que destruíra a economia e as infra-estruturas do país, tendo provocado centenas de milhares de mortos. Desde então, a RENAMO passou a ser um partido político, o segundo maior partido de Moçambique.
Ao contrário das suas reconhecidas capacidades de estratega militar, Afonso Dhlakama não tem tido o mesmo sucesso político, acumulando sucessivas derrotas nas quatro eleições presidenciais realizadas desde 1994, apontando sempre a existência de fraudes perpetradas pelo partido no poder (FRELIMO). Em situações de crise, tem recorrido a um discurso belicista, que por vezes inclui ameaças de recomeço da luta armada. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...