segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

28 DE JANEIRO - ANTÓNIO FILIPE

EFEMÉRIDE António Filipe Gaião Rodrigues, político português, deputado na Assembleia da República, eleito em representação do Partido Comunista Português nas listas da CDU, nasceu em 28 de Janeiro de 1963.
Licenciado em Direito e com mestrado em Ciência Política, Cidadania e Governação, António Filipe, para além de ser Deputado, exerce as funções de jurista e de professor universitário, convidado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia.
Deputado desde a V Legislatura, ocupou o cargo de vice-presidente da Assembleia da República na IX Legislatura, cargo que ainda mantém. Ao longo das várias legislaturas, pertenceu a diversas Comissões e Subcomissões Parlamentares, como as de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Defesa Nacional e Administração Interna.
No poder local, foi Deputado da Assembleia Municipal da Amadora, de 1993 a 2002, e Vereador da Câmara Municipal da Amadora em 2002. Foi membro da Direcção da Juventude Comunista Portuguesa entre 1986 e 1995, sendo actualmente membro do Comité Central do PCP.
Foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Civil do Reino de Espanha. Publicou as seguintes obras: “As Oposições Parlamentares em Portugal – Práticas e Intervenções” (2002) e “Legislação Fundamental de Governo Local e Administração Autárquica” (2003).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...