sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

25 DE JANEIRO - RAMALHO EANES

EFEMÉRIDEAntónio dos Santos Ramalho Eanes, militar e ex-político português, nasceu em Alcains no dia 25 de Janeiro de 1935. Foi o primeiro Presidente da República eleito democraticamente, após a Revolução dos Cravos de 1974.
Seguiu a carreira militar, estudando na Escola do Exército de 1952 a 1956, frequentando um Curso de Instrução de Operações Especiais em 1962 e sendo instrutor de Acção Psicológica no Instituto de Altos Estudos Militares. Frequentou também o Instituto Superior de Psicologia Aplicada, durante três anos.
No exército, escolheu a arma de Infantaria, tendo estado em Goa, Macau, Moçambique, Guiné-Bissau e Angola. Em 1972, foi feito Cavaleiro da Ordem Militar de Avis.
Depois de longa carreira como combatente, Ramalho Eanes encontrava-se em Angola quando da Revolução de 25 de Abril. Aderiu ao Movimento das Forças Armadas (MFA) e, no regresso a Portugal, foi nomeado Director de Programas e, posteriormente, Presidente do Conselho de Administração da RTP, até Março de 1975.
Em 1975, já com a patente de Tenente-Coronel, dirigiu as operações militares do 25 de Novembro, contra a facção mais radical do MFA. Em 1976, foi eleito Presidente da República, sendo reeleito em finais de 1980.
Com o fim do segundo mandato como Presidente da República, em Fevereiro de 1986, veio a assumir a presidência do Partido Renovador Democrático (PRD), criado em 1985 e que obtivera 18% dos votos nas eleições legislativas. Demitiu-se desse cargo em 1987. Foi condecorado com o Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito em Março de 1986.
General de quatro estrelas desde Maio de 1978, passou à reserva, por sua iniciativa, em Março de 1986. Em 2000, recusou, por razões ético/políticas, a promoção a Marechal. É actualmente Conselheiro de Estado e presidente do Conselho de Curadores do ISCTE.
Em 25 de Abril de 2004, 30º aniversário da Revolução, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
Em Novembro de 2006, apresentou na Universidade de Navarra, Espanha, a sua tese de doutoramento. A investigação, que desenvolvera ao longo de dez anos, tinha por título “Sociedade civil e poder político em Portugal”. Com duas mil páginas, foi defendida perante um júri composto por três catedráticos espanhóis e dois portugueses.
Em Outubro de 2010, recebeu o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Lisboa, quando das comemorações do centenário da mesma, que coincidiram com as comemorações do centenário da República Portuguesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...