quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

30 DE JANEIRO - PHIL COLLINS

EFEMÉRIDEPhilip David Charles Collins, músico britânico, nasceu em Londres no dia 30 de Janeiro de 1951. Foi baterista e vocalista dos Genesis, grupo em que ingressou em 1971, tendo tido igualmente grande sucesso na sua carreira a solo. Começou a sua vida artística muito novo, primeiro como modelo e actor. Actuou em alguns filmes e em programas de televisão, sendo também autor de bandas sonoras de várias películas.
Colaborou com diversos artistas conhecidos, como Paul McCartney, George Harrison, Eric Clapton, Ringo Starr, John Lennon, Elton John, Sting, Peter Gabriel e Bee Gees. Participou no álbum “Break Every Rule” de Tina Turner, tocando bateria em diversas músicas. Colaborou também com a banda Led Zeppelin nos concertos “Live Aid”, como baterista. Nesta ocasião, para poder estar presente nos dois concertos previstos, um na Grã-Bretanha e outro nos Estados Unidos, atravessou o Atlântico a bordo de um Concorde.
Depois de Peter Gabriel ter deixado os Genesis em 1975, Collins tornou-se seu vocalista. Este foi o período de maior sucesso comercial do grupo. Enquanto trabalhava como vocalista ou baterista dos Genesis, Collins dava simultaneamente os seus primeiros passos numa bem-sucedida carreira a solo, vindo a receber sete Grammy Awards, um Oscar de Melhor Canção Original (2000) e dois Globos de Ouro (1989 e 2000). O seu primeiro disco a solo foi “Face Value”, em 1981. Este e os discos que se seguiram foram grandes sucessos de vendas e muitas destas músicas estiveram entre as mais ouvidas na época. Foi o cume da sua carreira. Só se separou definitivamente dos Genesis em 1996.
Apesar da sua enorme popularidade, as vendas dos seus discos começaram a baixar nos anos 1990. Em 2003, Phil Collins anunciou que terminaria brevemente a sua carreira, fazendo uma tournée de despedida. Em 2006, juntamente com Mike Rutherford e Tony Banks, anunciou outra tournée, para “reformação” dos Genesis, com os quais também participou no concerto “Live Earth”, em 2007.
Em Abril de 2008, declarou em entrevista ao “The Times” que não voltaria a gravar nem sequer regressaria à estrada, devido a um problema nas cordas vocais e a uma deficiência auditiva. Em Outubro do ano seguinte, anunciou que iria também parar de tocar bateria, após cirurgia a uma das vértebras da coluna cervical, que teve como resultado a perda de sensibilidade nos dedos.
Foi casado três vezes e tem cinco filhos. É acérrimo defensor dos direitos dos animais e torcedor do Tottenham Hotspur Football Club. As vendas totais dos álbuns de Phil Collins, incluindo os dos Genesis, atingiram aproximadamente os duzentos milhões. Cantava em cinco línguas (inglês, espanhol, italiano, alemão e francês). Vive actualmente na Suíça, no cantão de Vaud. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...