sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

18 DE JANEIRO - JOÃO AGUARDELA

EFEMÉRIDEJoão Aguardela, cantor, músico e compositor português, conhecido por ter feito parte de várias bandas muito populares, morreu em Lisboa no dia 18 de Janeiro de 2009, vítima de cancro no estômago. Nascera, também em Lisboa, em 2 de Fevereiro de 1969. Cedo mostrou a sua atracção pela música, tendo-se destacado como líder e fundador da banda Sitiados, que apareceu num dos concursos do Rock Rendez-Vous e que, logo no início dos anos 1990, registou numerosos êxitos.
Frequentou a Escola Artística António Arroio, em Lisboa. Foi activista em muitas causas. Manifestou o seu repúdio pela extrema-direita, mais concretamente pela morte do militante do PSR, José Carvalho, tendo participado em várias manifestações sociais e políticas. Quando da invasão do Iraque pelos Estados Unidos, também mostrou em público o seu descontentamento.
João Aguardela foi distinguido em 1994 com o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Autores. Depois do fim dos Sitiados, fez parte das bandas Linha da Frente e A Naifa. Teve ainda um projecto mais pessoal, o Megafone, com quatro discos publicados.
Faleceu no Hospital da Luz, em Lisboa, duas semanas antes de completar 40 anos. Tem uma rua com o seu nome em Tires, na freguesia de São Domingos de Rana, no concelho de Cascais, iniciativa unânime da assembleia da própria freguesia, onde Aguardela morou desde os oito anos de idade. Em 10 de Junho de 2009, a Câmara Municipal de Cascais atribuiu-lhe, a título póstumo, a Medalha de Mérito Cultural. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...