quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

EFEMÉRIDELouis Charles Breguet, construtor de aviões francês e um dos fundadores da Air France, nasceu em Paris no dia 2 de Janeiro de 1880. Morreu em Saint-Germain-en-Laye, em 4 de Maio de 1955.
Louis Charles Breguet era um dos filhos de Louis François Clément Breguet, relojoeiro e físico francês. Órfão de pai desde os dois anos de idade, foi educado num ambiente científico e artístico, assumindo a direcção da secção eléctrica da empresa familiar, a Maison Breguet, situada em Douai. Dedicou-se ao estudo dos diagramas de motores assíncronos, calculando e fazendo realizar em 1905 os grupos electromotores de dois submarinos.  
Em 1907, juntamente com o irmão Jacques, que era politécnico, e com o acompanhamento do professor Charles Richet, concebeu, construiu e testou um giroplano, o antepassado do helicóptero. Com asas flexíveis, foi apresentado em Setembro desse ano à Academia de Ciências. Pouco tempo depois, fundou a Société Anonyme des Ateliers d'Aviation Louis Breguet e construiu o seu primeiro avião em 1909 que, dois anos depois, bateria o recorde de velocidade num percurso de 10 quilómetros. René Moineau juntou-se a ele como engenheiro e piloto de ensaios e, em 1912, Louis Charles construiu o seu primeiro hidroavião.
Durante a Primeira Grande Guerra, forneceu à aviação militar francesa vários aviões, sobretudo de reconhecimento. Em 2 de Setembro de 1914, foi ao comando de um destes aviões que pôde confirmar a mudança de direcção do exército alemão, o que permitiu ao General Galliem organizar-se para a batalha do Marne. Fabricou também o bombardeiro Breguet XI. Foi ainda um dos primeiros a construir um avião quase inteiramente em alumínio.
Em Fevereiro de 1919, fundou a Compagnie des Messageries Aériennes, que está na origem da Air France, e forneceu numerosos aviões para a Aéropostale. A partir de 1924, construiu o seu maior sucesso, o Breguet 19, bombardeiro especializado em grandes raides, que veio favorecer a colocação no mercado de variantes civis.
Com René Dorand, produziu em 1933 um helicóptero coaxial, chamado “Giroplano Laboratório”, que bateu vários recordes em 1936.
Titular da Cruz de Guerra, Louis Breguet recebeu o grau de Cavaleiro da Legião de Honra em 1910 e o de Oficial em 1920. Em 1924, participou nos Jogos Olímpicos de Paris, conquistando uma medalha de bronze com o seu veleiro de 8 metrosNamoussa”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...