EFEMÉRIDE – John Moses Browning, projectista e inventor de armas norte-americano, nasceu em Ogden (Utah) no dia 21 de Janeiro de 1855. Morreu em Liège, na Bélgica, em 26 de Novembro de 1926.
Desenvolveu muitas variantes de armas utilizadas pelos Estados Unidos ao longo do século XX. É referenciado algumas vezes como o «patrono do fogo automático». Registou 128 patentes de armas, sendo a primeira registada em Outubro de 1879. Era membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sendo seu missionário durante dois anos (1887/89).
Criou muitos tipos de armas, munições e mecanismos, sendo algumas ainda utilizadas hoje em vários países. Browning é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento de armas automáticas e semi-automáticas. Criou a primeira arma de fogo com a idade de 13 anos, na empresa de armas do pai. Mais tarde, atraiu a atenção da Winchester Repeating Arms Company, que lhe comprou os direitos de fabrico da sua carabina modelo 1885, cuja produção passou a ser feita no Connecticut.
A partir de 1883, trabalhou para a companhia Winchester, concebendo armas que em breve seriam vendidas em milhões de exemplares. Browning influenciou quase todas as categorias de armas de fogo. Os seus maiores sucessos incluem a pistola M1911, a Browning M2, a Browning GP, a Browning BAR M1918 e a Browning Auto-5.
Morreu de paragem cardíaca, quando trabalhava na concepção de uma nova pistola. Este modelo, de 9 mm , só seria completado em 1935 pelo belga Dieudonné Saive e foi comercializado sob o nome de GP35. Durante a sua vida, Browning concebeu igualmente armas para as empresas Colt, Remington e Savage.
Sem comentários:
Enviar um comentário