sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

11 DE JANEIRO - RAQUEL TAVARES

EFEMÉRIDERaquel Tavares, fadista portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 11 de Janeiro de 1985. O seu nome começou a ganhar notoriedade em 1997, ano em que – apenas com 12 anos – venceu a Grande Noite do Fado, uma iniciativa da Casa da Imprensa.
Em 2004, desempenhou um pequeno papel de fadista, no filme de Mário Barroso “O Milagre segundo Salomé”. Ainda antes de lançar o seu primeiro álbum, foi atracção na revista “Arre Potter que é demais!”, no Teatro Maria Vitória (2005). No ano seguinte, recebeu o Prémio Revelação Amália Rodrigues, outorgado pela Fundação com o mesmo nome. Participou em diversas compilações, entre elas “Novo Fado”, da editora Difference, em 2006, onde interpretou “Meditando Eu a Vi”.
Foi uma das vozes escolhidas para participar na homenagem a Adriano Correia de Oliveira, em 2007, através do CD e DVD “Adriano, Aqui e Agora: O Tributo”, interpretando “Cantar Para Um Pastor”. Participou noutro tributo, no mesmo ano, neste caso no documentário de João Pedro Moreira – “Não Me Obriguem A Vir Para A Rua Gritar: Tributo A Zeca Afonso”. Na primavera de 2008, foi lançado o seu álbum “Bairro”, que foi publicado também em DVD.
Raquel Tavares e o dançarino profissional João Tiago formaram o par que representou o nosso país na segunda edição do Festival Eurovisão da Dança, em Setembro de 2008, realizado na Escócia e no Reino Unido e que contou com a participação de 15 países, tendo Portugal ficado em 8º lugar. Participou na 3ª edição do programa televisivo “Dança Comigo”, ficando na 2ª posição.
Raquel Tavares cantou em diversas casas de fado (Café Luso, Senhor Vinho, Arcadas do Faia, Adega Mesquita e Adega Machado), sendo – mais recentemente – uma presença regular na Casa de Linhares. Teve já actuações em Paris, Roma, Madrid e Santiago do Chile.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...