quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

31 DE JANEIRO - VELOSO

EFEMÉRIDE – António Augusto da Silva Veloso, ex futebolista português que se notabilizou ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, nasceu em São João da Madeira no dia 31 de Janeiro de 1957. Jogador polivalente, actuava sobretudo na posição de defesa direito. É pai de Miguel Veloso, actual jogador internacional.
Começou a sua carreira na Sanjoanense (1972/78), clube da sua cidade natal. Em 1978, passou a representar o Beira Mar, onde depressa se impôs. Demonstrando bastante talento, despertou o interesse do Benfica, transferindo-se para o clube da Luz em 1980/81.
Jogador de grande entrega e espírito de luta, ganhou rapidamente lugar na equipa principal, sagrando-se Campeão Nacional e vencendo a Taça de Portugal logo na época de estreia.
Exemplo de humildade, profissionalismo e dedicação, nunca esmorecia perante dificuldades e muitas vezes era ele que puxava pela equipa quando as coisas corriam menos bem. Foi capitão de equipa durante sete anos. A sua disciplina táctica e a regularidade das suas exibições marcaram a sua carreira.
Disputou a final da Taça UEFA em 1982/83 e foi finalista da Taça dos Campeões Europeus em 1988 e em 1990. Realizou 39 jogos pela Selecção Nacional, estando presente nos Europeus de 1984, em que Portugal atingiu as meias-finais. Com a camisola benfiquista, venceu 7 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal e 3 Super Taças Cândido de Oliveira. Despediu-se dos relvados em 1995. Enveredou pela carreira de técnico, tendo já treinado os seguintes clubes: Alverca, Atlético, Benfica, Atlético da Malveira, Oeiras e Estrela da Amadora.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...