quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

16 DE JANEIRO - JOANA RAMOS

EFEMÉRIDE Joana Isabel Ventura Ramos, judoca olímpica portuguesa, nasceu em Coimbra no dia 16 de Janeiro de 1982. Representa actualmente o Sporting Clube de Portugal.
Iniciou-se na modalidade no Clube de Futebol Santa Clara, em Janeiro de 1995, tinha acabado de fazer treze anos. Em 1998, já a representar a ACM – Associação Cristã da Mocidade, sagrou-se Campeã Nacional de Esperanças e de Juniores. Conquistou também as suas primeiras medalhas internacionais (bronze), no Campeonato Mundial Escolar, realizado em Belford, França, e no então Campeonato da União Europeia, realizado no Funchal. Neste mesmo ano, participou nos Jogos Mundiais da Juventude, em Moscovo, onde obteve o 9º lugar, e participou no seu primeiro Campeonato do Mundo de Juniores, na Colômbia, sendo ainda “esperança”. Em 1999, já como júnior, conquistou a medalha de prata no Campeonato da União Europeia. Em 2000, sagrou-se Campeã Nacional de Juniores e obteve o 5º lugar no Campeonato do Mundo na Tunísia. Ainda como júnior, obteve o 5º lugar no Campeonato da Europa na Hungria, em 2001.
Joana Ramos começou a ter ainda mais notoriedade, depois da conquista da medalha de bronze no Campeonato da Europa de Sub 23, na Eslovénia, em 2004. No estrangeiro, os seus bons resultados tinham despertado o interesse de alguns clubes europeus. Em 2003 e 2004, integrou a equipa do Russelsheim da Alemanha e, em 2006, o Judokan de Valência de Espanha. Também aqui as prestações foram excelentes, com a obtenção dos títulos de Campeã da Bundesliga e Vice Campeã da Liga Madrilena, respectivamente em 2003 e 2006.
Depois de ter integrado o Projecto Olímpico Atenas 2004 e de ter alcançado os mínimos para esses jogos olímpicos, viu-se impossibilitada de neles participar, face ao apuramento de outra atleta portuguesa da mesma categoria de peso.
Com um ciclo olímpico brilhante entre 2009 e 2012, onde foi a 10ª a nível mundial do apuramento olímpico, participou pela primeira vez nuns Jogos Olímpicos, os Jogos de Londres 2012. Apesar de ter entrado directamente nos oitavos de final, não conseguiu vencer o combate frente à atleta francesa Priscilla Gneto, sendo eliminada da competição. Antes, tinha sido Vice Campeã da Europa em Istambul (2011) e 5ª classificada no Mundial 2011 em Paris. Esteve na 5ª posição do Ranking Mundial em Maio de 2011, sendo a 2ª judoca portuguesa a conseguir entrar no top 5 do referido ranking.
Entre os seus melhores resultados, salientam-se também – em 2010 – a medalha de prata no Grand Slam de Moscovo, em que só foi derrotada pela Campeã do Mundo Yuka Nishida do Japão, a medalha de prata no Grande Prémio de Dusseldorf e a medalha de ouro no Grande Prémio de Abu Dhabi.
Joana Ramos estuda Direito na Universidade de Lisboa, continuando os estudos iniciados em 2009 na Universidade de Coimbra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...