domingo, 13 de janeiro de 2013

13 DE JANEIRO - ZÉ CASTRO

EFEMÉRIDEZé Castro, de seu nome completo José Eduardo Rosa Vale e Castro, futebolista português, nasceu em Coimbra no dia 13 de Janeiro de 1983. Joga actualmente na Liga Espanhola.
Tendo feito toda a sua formação na Associação Académica de Coimbra, Zé Castro assumiu, na época 2005/2006, um papel preponderante na equipa principal do clube, tendo sido mesmo escolhido para capitão, apesar da sua juventude.
Acabada a época, teve ofertas de vários clubes europeus, entre eles o Celtic FC, o Tottenham Hotspur e o Bayern Munich. A sua saída do clube conimbricense ficou envolta em polémica, pois a Académica deixou expirar o prazo do contrato sem propor a sua renovação. Foram trocadas acusações através da comunicação social, Zé Castro ameaçando mesmo a direcção da Académica com um processo judicial.
Acabou por assinar pelo Atlético Madrid e logo impôs a sua qualidade, tendo jogado quase a totalidade dos encontros na época 2006/2007 e relegando para o banco de suplentes, internacionais como Perea e Pablo (Espanha e Colômbia). Em virtude dos poucos jogos efectuados na época seguinte, manifestou o desejo de sair do Atlético Madrid. Em Julho de 2008, foi apresentado oficialmente como novo reforço do Deportivo de La Coruña.
Desde muito cedo, Zé Castro jogou com regularidade nas camadas jovens da Selecção Nacional. Fez a sua estreia na Selecção Principal em Junho de 2009, num jogo particular contra a Estónia. Em Maio de 2010, apenas com uma internacionalização no escalão sénior, foi integrado na lista dos 24 jogadores que representaram Portugal nos Mundiais de 2010.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...