sábado, 1 de junho de 2013

1 DE JUNHO - MARIA DE LOURDES MODESTO

EFEMÉRIDE Maria de Lourdes Modesto, professora e gastrónoma portuguesa, muito conhecida através dos seus programas na televisão, nasceu em Beja no dia 1 de Junho de 1930.
Iniciou a sua carreira televisiva em 1958, quando – sendo então professora de Trabalhos Manuais no Liceu Francês de Lisboa – foi convidada pela RTP para apresentar um programa de índole cultural, após uma notável prestação na peça de Molière “Monsieur de Pourceaugnac”, em cuja encenação tinha estado presente uma equipa daquele canal.
Foi na televisão pública portuguesa que apresentou, ao longo de doze anos, um dos mais populares programas de culinária de todos os tempos. O seu estilo particular, privilegiando o directo e o improviso (foi a pioneira portuguesa do “live cooking”), trouxe-lhe muitos admiradores. O sucesso do programa, que partia da sua paixão pela cozinha sobretudo alentejana, levou-a a alargar os seus horizontes e a estudar a culinária francesa e as tradições gastronómicas portuguesas.
Escreveu vários livros de cozinha portuguesa, dos quais se destacam: “Grande Enciclopédia da Cozinha”, “Cozinha Tradicional Portuguesa” (o livro de culinária mais vendido em Portugal) e “Receitas Escolhidas”. O seu nome está ainda ligado à tradução e edição de inúmeras obras estrangeiras sobre gastronomia.
Recebeu várias honrarias, nos vários planos em que actuou. Foi mencionada num artigo do “New York Times” em 4 de Março de 1987. Em Junho de 2004, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito. É casada com Carlos Assis de Brito, que conheceu quando trabalhou para a RTP.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...