domingo, 2 de junho de 2013

2 DE JUNHO - MEL FERRER

EFEMÉRIDEMel Ferrer, de seu verdadeiro nome Melchior Gaston Ferrer, actor, realizador e produtor de cinema norte-americano, um dos grandes galãs dos anos 1950, morreu em Santa Bárbara no dia 2 de Junho de 2008. Nascera em Elberon, em 25 de Agosto de 1917. Foi uma figura incontornável do cinema de Hollywood, nas décadas 1950/60, tendo brilhado em numerosos filmes inesquecíveis, como “Scaramouche”, “Os Cavaleiros da Távola Redonda” (com Ava Gardner e Robert Taylor), “Guerra e Paz” (com Audrey Hepburn e Henry Fonda), “O Dia mais Longo” (com John Wayne, Henry Fonda e Robert Mitchum) e “A Queda do Império Romano”.
O pai era cirurgião, tendo nascido em Cuba, filho de pai catalão e mãe americana. A mãe tinha origem irlandesa. Mel Ferrer estudou no Princeton College, começando a fazer teatro na adolescência. Aos 23 anos, estreou-se como actor na Broadway. Trabalhou igualmente como disc-jockey no Texas e no Arcansas, dirigindo e produzindo igualmente diversas emissões de rádio para a NBC.
Tendo-se tornado notado, obteve vários papéis importantes, nomeadamente no filme “Cama de Rosas” em 1950. No ano seguinte, fez de amante de Marlène Dietrich na película “O Anjo dos malditos” de Fritz Lang, antes de incarnar o marquês de Maynes no clássico de capa e espada “Scaramouche”, juntamente com Stewart Granger e Janet Leigh. Em 1953, entrou na comédia musical “Lili”, ao lado Leslie Caron.
A sua vida amorosa foi bastante agitada, tendo tido cinco filhos de cinco casamentos. Com Audrey Hepburn, foi casado de 1954 a 1968. Contracenaram no filme “Guerra e Paz” (1956) e Mel Ferrer dirigiu-a em “A flor que não morreu” (1959).
Participou como actor em várias produções norte-americanas, francesas, italianas e alemãs. Produziu em 1967 o filme de suspense “Wait Until Dark”, protagonizado por Audrey Hepburn.
Mel Ferrer pôs fim à sua carreira de actor em 1989, após o filme “O Olho da Viúva”. No entanto, em 1995 e 1998, ainda reapareceu na televisão. Passava a maior parte do tempo no seu rancho da Califórnia. Passou a viver, mais tarde, numa residência para convalescentes, depois de ter tido graves problemas de saúde. Morreu aos noventa anos.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...