sábado, 29 de junho de 2013

29 DE JUNHO - ANA FREE

EFEMÉRIDEAna Free, de seu verdadeiro nome Ana Gomes Ferreira, cantora, compositora e intérprete portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 29 Junho de 1987. É uma presença musical crescente no popular site YouTube, onde os seus vídeos já tiveram mais de 29 milhões de visualizações. É considerada uma seguidora de Mia Rose, que se tornou famosa igualmente através daquele site. Aliás, em 2008, Ana Free e Mia Rose apareceram juntas no tema “Seen your Face”.
Filha de mãe britânica e de pai português, cresceu com o seu irmão mais velho em Cascais. Muito cedo, mostrou a sua paixão pela poesia, começando a escrever e a compor aos dez anos de idade. Aos 8 anos, o pai começara a ensiná-la a tocar numa pequena guitarra que pertencia ao irmão mais velho.
Durante os anos seguintes, já tocava guitarra fluentemente e acumulou mais de 300 composições originais. Teve aulas de piano durante 3 anos e foi igualmente apaixonada pela dança, tendo participado em aulas de jazz, ballet e sapateado. Durante a infância, estudou na St. Julian’s International School em Carcavelos, onde adquiriu um sotaque característico. Em Maio de 2005, terminou o seu bacharelato internacional.  
Ana Free foi muito influenciada pelas músicas que o pai costumava tocar para ela, quando era criança. Cresceu a ouvir artistas como Eric Clapton, The Beatles e Bob Marley. Aprendeu a tocar muitas canções de blues na guitarra, que praticava com o pai. Costumava pedir emprestados os álbuns do irmão e ouvia artistas como Bryan Adams, Guns'n'Roses, Bon Jovi e Aerosmith. Também era fã de artistas pop muito conhecidas: Christina Aguilera, Britney Spears e Spice Girls.
Teve a sua primeira actuação ao vivo na televisão em 2007, na TVI, onde cantou “Crazy”, uma canção original. O seu primeiro single, que foi lançado em Maio de 2008, “In My Place”, foi um sucesso. A popularidade desta canção levou a que o tema fosse escolhido para banda sonora de séries e novelas como “Morangos com Açúcar” e “Podia Acabar o Mundo”.
Em Novembro de 2008, foi convidada para gravar o tema português “Voa Até Ao Teu Coração”, quando do lançamento do filme da DisneySininho”, para o qual também gravou um videoclip.
No Outono de 2009, gravou em Londres o seu primeiro EP “Radian”, com 5 faixas acústicas pop. Em Fevereiro e Março de 2010, lançou este EP através de actuações em Miami e Nova Iorque. Teve ainda grande destaque através de um outdoor exposto na Times Square. As faixas seleccionadas para este álbum correspondem às músicas mais populares no seu canal do YouTube.
Em Maio de 2010, viajou para a cidade de Nova Iorque para trabalhar com o realizador de cinema, produtor musical e escritor britânico Mark Maclaine, com o objectivo de filmar o videoclip de “Questions In My Mind”, a primeira faixa do EP “Radian”.
Ana está frequentemente em digressão por Portugal e, ocasionalmente, em Londres e Nova Iorque. Abriu o palco para o cantor/compositor britânico James Morrison no Verão de 2010 e, em Novembro, abriu o espectáculo da Shakira, momento que ela considera um dos mais especiais da sua carreira. Foi a única artista feminina a abrir o palco ao cantor Joe Brooks, na sua digressão pelo Reino Unido. Algumas das suas canções mais populares atingiram mais de um milhão de visualizações no YouTube.
Encontra-se actualmente a viver e a gravar em Inglaterra e terminou em 2008, com menção honrosa, a licenciatura em Economia na Universidade de Kent. Escreveu uma dissertação sob o título “Qual o Impacto da Tecnologia sobre a Estrutura das Grandes Gravadoras (entre 1995 e 2005)”, pela qual recebeu uma distinção.
No momento em que a sua popularidade online começou a aumentar, foi abordada por várias gravadoras que queriam contratá-la, mas isso não se concretizou na altura devido ao seu desejo de terminar o curso universitário antes de tomar uma decisão. Para além de ser fluente em Inglês e Português, Ana fala também Espanhol, Francês e Grego.
Ana Free tem contribuído para várias causas de beneficência, incluindo a Liga Portuguesa contra o Cancro. Em 2010, a Make A Wish Foundation trabalhou com ela para satisfazer os desejos de uma jovem fã adolescente que sofre de fibrose cística, convidando-a a ela e à família para passar cinco dias em Londres.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...