sábado, 15 de junho de 2013

15 DE JUNHO - JOSÉ GIL

EFEMÉRIDEJosé Gil, filósofo, ensaísta e professor universitário português, nasceu em Muecate, Moçambique, no dia 15 de Junho de 1939.
Após completar o ensino secundário na capital moçambicana, veio estudar Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, antes de partir para França, onde se exilou até ao fim do salazarismo. Ali prosseguiu os estudos de Matemática, passando depois para Filosofia, tendo-se licenciado em 1968 na Faculdade de Letras da Sorbonne. Um ano depois, obteve o grau de mestre, com uma tese sobre a moral de Immanuel Kant.
Iniciou a sua carreira de professor em 1965. Em 1973, já doutorado em Filosofia, com uma tese intitulada “Corpo, espaço e poder”, ascendeu a coordenador do Departamento de Psicanálise e Filosofia da Universidade de Paris VIII. Ao mesmo tempo, colaborou como tradutor de textos científicos num organismo da OCDE.
Voltou a Portugal em 1976, ao ser escolhido para adjunto do Secretário de Estado do Ensino Superior e da Investigação Científica. Em 1981, instalou-se definitivamente em Portugal, tornando-se professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Destacou-se no ensino de Estética e Filosofia Contemporânea. Leccionou igualmente no Colégio Internacional de Filosofia de Paris, numa escola em Amesterdão e na Universidade de São Paulo, no Brasil. Orientou também vários seminários em Porto Alegre, no Brasil, e participou em congressos de Filosofia nos Estados Unidos da América.
A partir de 1996, passou a dirigir a Colecção de Filosofia da editora Relógio D' Água. Publicou entretanto diversos artigos e ensaios científicos em revistas e enciclopédias de todo o mundo. Também elaborou alguns trabalhos sobre o poeta Fernando Pessoa. Autor de vasta obra, assinou – em 2004 – “Portugal, Hoje. O Medo de Existir”, a sua primeira obra escrita directamente em português, que rapidamente se tornou um sucesso de vendas.
Em 2005, foi considerado pela conceituada revista francesa “Le Nouvel Observateur” como um dos 25 grandes pensadores do mundo. Em Março de 2010, deu a sua última aula, enquanto professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...