segunda-feira, 3 de junho de 2013

3 DE JUNHO - SUZI QUATRO

EFEMÉRIDESuzi Quatro, de seu verdadeiro nome Susan Kay Quatrocchio, cantora, baixista, animadora de rádio e actriz norte-americana, nasceu em Detroit no dia 3 de Junho de 1950.
Teve uma série de canções de sucesso na década de 1970, que tiveram no entanto mais popularidade na Europa do que na sua terra natal. Nos Estados Unidos, popularizou-se sobretudo através  da sitcom popular americana “Happy Days”, onde desempenhava o papel de Leather Tuscadero.
Nasceu numa família católica, sendo o pai um músico de jazz, de origem italiana, enquanto a mãe era húngara. Suzi começou a sua carreira musical com catorze anos, depois de assistir a um concerto dos Beatles que muito a entusiasmou.
Foi baixista nas bandas femininas Pleasure Seekers e Cradle, formando – com as suas três irmãs – os primeiros grupos de rock inteiramente femininos. O seu primeiro baixo, um Fender Precision, fora-lhe oferecido pelo pai.
Mudou-se para o Reino Unido em 1971, após ter sido descoberta em Detroit pelo produtor musical Mickie Most, que produziu também The Animals e Donovan, entre outros. O primeiro single de Suzi, “Rolling Stone”, não alcançou grande popularidade, excepto em Portugal, onde chegou aos tops de vendas. O segundo, “Can the Can” (1973) foi hit número um em toda a Europa e na Austrália. Estas gravações, no entanto, obtiveram pouco sucesso no seu país, apesar das tournées que ali fez em meados dos anos 1970. Suzi Quatro pôs um pouco de lado a sua carreira de rock em 1983, quando do nascimento do primeiro filho. Lançou-se mais tarde numa carreira de cantora em comédias musicais, actriz e animadora de rádio. Publicou o seu último álbum, “In The Spotlight”, em 2011.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...