quarta-feira, 12 de junho de 2013

12 DE JUNHO - ADRIANA LIMA

EFEMÉRIDEAdriana Lima, top-model brasileira, nasceu em Salvador da Baía no dia 12 de Junho de 1981. Foi criada pela mãe, em virtude do pai as ter deixado quando ela tinha apenas seis meses de vida. Em 1996, ficou em segundo lugar na final mundial do concurso “Supermodel of the World”, promovido pela agência Ford Models. Aos 16 anos, assinou um contrato com a agência Elite Model e fixou-se em Nova Iorque.
Segundo a revista “Forbes”, Adriana foi a 5ª modelo mais bem paga do mundo em 2004, com ganhos calculados em quatro milhões e meio de dólares. Entre 2006 e 2009, subiu para a 4ª posição, com o ponto mais alto em 2008, com oito milhões de dólares, caindo para sete milhões e quinhentos mil em 2009, para voltar a ganhar oito milhões de dólares em 2010. Em 2005, 2006 e 2012 foi considerada, pela mesma revista, como uma das “100 celebridades mais influentes do mundo”.
Posou e desfilou em campanhas publicitárias de empresas conceituadas mundialmente, como: Ralph Lauren, Armani, Dior, Versace, Emanuel Ungaro, Valentino, Loewe, Guess, Bulgari, Pirelli, Givenchy e Louis Vuitton, entre outras. Foi capa e assunto de reportagens em algumas das mais importantes revistas de moda do mundo: “Vogue”, “Elle”, “GQ”, “Esquire” e “Cosmopolitan”. Alem de português, fala fluentemente inglês e espanhol, tendo ascendência portuguesa, francesa, africana, japonesa e índia.
Em 2007, apareceu como estrela convidada num episódio da série televisiva “How I Met Your Mother”. No ano seguinte, foi convidada para um episódio da série “Ugly Betty”, onde encarnou o seu próprio papel.
Desde 2008, é considerada a modelo mais sexy do mundo pelo site "models.com”. Em Fevereiro de 2009, casou-se com Marko Jarić, basquetebolista sérvio que joga no Real Madrid. Em Novembro de 2009, nasceu-lhes a primeira filha e, em Setembro de 2012, nasceu – igualmente em Nova Iorque – a segunda filha do casal.
Adriana Lima faz parte do grupo de manequins mais notáveis do mundo, ao lado de Claudia Schiffer, Kate Moss, Naomi Campbell, Cindy Crawford, Gisele Bündchen e Linda Evangelista.
Adriana tem apoiado diversas acções humanitárias e contribuiu para a construção do orfanato “Caminhos da Luz” na sua cidade natal. Ofereceu igualmente dinheiro a um hospital em Istambul, para crianças que estão a lutar contra a leucemia.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...