quinta-feira, 27 de junho de 2013

27 DE JUNHO - SVETLANA KUZNETSOVA

EFEMÉRIDESvetlana Aleksandrovna Kuznetsova, tenista russa, nasceu em Leninegrado, actual São Petersburgo, no dia 27 de Junho de 1985. Profissional desde 2000, ganhou dois torneios do Grande Chelem: o US Open de 2004 e o Roland Garros em 2009.
Svetlana Kuznetsova faz parte de uma família de grandes desportistas ligados ao ciclismo. O pai foi treinador de vários campeões mundiais e olímpicos, a mãe foi seis vezes Campeã do Mundo e o irmão foi Medalha de Prata nas Olimpíadas de 1996 em Atlanta. 
Svetlana começou igualmente a praticar ciclismo, mas esta modalidade não a seduziu e passou a concentrar-se no ténis. Ganhou o seu primeiro troféu pouco antes de completar 16 anos, ao vencer o ITF de Cagliari. Ganhou vários torneios de pares juntamente com a espanhola Arantxa Sánchez, entrando para a lista das 100 Melhores Jogadoras do Mundo.
Em 2003, chegou aos quartos de final do torneio de Wimbledon, depois de uma difícil vitória sobre uma outra esperança do ténis russo, Maria Sharapova.
A sua consagração chegaria em 2004: após vencer vários torneios, em singulares e pares, venceu o US Open, depois de derrotar sucessivamente Amy Frazier, Mary Pierce, Nadia Petrova, Lindsay Davenport e, finalmente, a sua compatriota Elena Dementieva.
Em 2005, confrontada com alguns problemas pessoais, baixou nitidamente de forma, embora conseguindo algumas vitórias em pares. Recuperou em 2006, chegando à final de vários torneios e sendo a nº 4 do Top Mundial no fim da época.
Em 2007, chegou à final do US Open, mas perdeu com a nº1 mundial. Ascendeu ao 2º lugar da classificação WTA.
Em 2008, desceu para nº 4 mundial, atrás de Ana Ivanović, Maria Sharapova e Jelena Janković. Em 2009, conseguiu finalmente o seu segundo título do Grand Chelem, vencendo a final do torneio Roland Garros e subindo para nº 3 mundial. A sua carreira parece ter começado a entrar em declínio a partir de 2010. É actualmente a 28º tenista do ranking mundial. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...