quarta-feira, 5 de junho de 2013

5 DE JUNHO - IVON CURI

EFEMÉRIDEIvon Curi, de seu verdadeiro nome Ivo José Curi, cantor, compositor e actor brasileiro, nasceu em Caxambu no dia 5 de Junho de 1928. Morreu no Rio de Janeiro em 24 de Junho de 1995.
Passou a infância e parte da adolescência na sua cidade natal. Foi criado por uma madrinha, após a morte da mãe em 1936. No início dos anos 1940, mudou-se para o Rio de Janeiro, começando a trabalhar na companhia de aviação Pan American Airways.
Iniciou a sua carreira artística em 1947, contratado como cantor principal da orquestra do maestro Zaccarias, no Hotel Copacabana Palace.
Notabilizou-se através de várias participações como actor e cantor, durante a década de 1950. Em 1960, gravou – ao lado de Elizeth Cardoso – um jingle para a campanha vice presidencial de João Goulart. Em 1966, participou no programa “Adoráveis Trapalhões”, com Renato Aragão, Wanderley Cardoso e Ted Boy Marino.
Protagonizou mais de vinte filmes e séries de televisão. O último personagem que interpretou foi o gaúcho Gaudêncio, na “Escolinha do Professor Raimundo” (TV).
Faleceu com 67 anos, devido à falha de vários órgãos e consequente insuficiência respiratória, devido – segundo especulações – a complicações provocadas pelo vírus da SIDA. Seria homossexual, mas nunca assumiu em público esta sua opção. Era casado e deixou três filhos, chamados curiosamente Ivna, Ivana e Ivan.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...