quinta-feira, 13 de junho de 2013

13 DE JUNHO - GERALDINE PAGE

EFEMÉRIDEGeraldine Sue Page, actriz norte-americana, morreu em Nova Iorque no dia 13 de Junho de 1987. Nascera em Kirksville, em 22 de Novembro de 1924.
Geraldine foi nomeada para o Tony, o prémio máximo de teatro, com a peça “Doce Pássaro da Juventude” de Tennessee Williams, que voltaria a protagonizar no cinema com Paul Newman e que lhe valeria também a nomeação para o Oscar de Melhor Actriz Secundária.
Nos anos 1960, participou em diversas peças de sucesso e notabilizou-se como grande actriz de teatro. Um dos seus mais notáveis êxitos foi “Agnes de Deus”, peça representada 599 vezes, sempre com muitos aplausos do público e da crítica.
As suas raras mas brilhantes aparições na televisão, também lhe valeram dois Emmy de Melhor Actriz em Drama, com duas histórias clássicas de Truman Capote, “A Christmas Memory“ (1967) e “The Thanksgiving Visitor” (1969).
Interpretou grandes papéis em diversos filmes, como “Anjo de Pedra” (1961), “O Dia do Gafanhoto” (1975), “O Estranho Que Nós Amamos” com Clint Eastwood (1971) e “Interiores de Woody Allen (1978). Deu voz à vilã Madame Medusa em “Bernardo e Bianca” da produtora Walt Disney (1977).
O maior prémio chegaria em 1986, um ano antes da sua morte. Depois de oito nomeações, ganhou finalmente o Oscar de Melhor Actriz, com a sua interpretação no filme “The Trip to Bountiful”, sendo aplaudida longamente de pé por todos as pessoas presentes na cerimónia. Foi também nomeada duas vezes para os Globos de Ouro (1979 e 1986).
Casada durante mais de vinte anos com o actor Rip Torn, sete anos mais novo que ela, Geraldine Page morreu aos 62 anos de idade, vítima de ataque cardíaco. Estava a representar, na Broadway, a peça “Blithe Spirit” de Noel Coward. Geraldine Page foi professora de Arte Dramática, sobretudo nos anos 1980, tendo formado muitos artistas de várias nacionalidades. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...